- Área: 4500 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Max Schroeder, Sebastian Dörken, Jan Bitter
-
Fabricantes: Atlas Schindler, Knauf, Schüco
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em sua vida anterior, os contêineres de 25 m2 transportavam bens de consumo através do oceano; anos depois, esses 63 contêineres foram transformados em um hostel onde os viajantes mais atentos podem sonhar com os mares abertos. Com a sua construção a partir de contentores intermodais reciclados e a sua localização única junto ao porto, o hostel em Zum Zollamt, em Warnemünde, tem uma ligação real aos estaleiros navais. O complexo de edifícios é dividido em duas partes: uma estrutura de quatro andares feita de contêineres reciclados e resguardados acusticamente, assentada em uma estrutura de base de dois andares de aço, concreto e vidro. A estrutura de base é composta por um hall de entrada aberto e convidativo, com restaurante, bar, cozinha para hóspedes, estações de trabalho em uma galeria integrada e um hall.
A frente de vidro para a rua permite muita luz natural para o espaço. Os módulos de contêineres coloridos e pintados que compõem os quatro pavimentos superiores são deslocados e embutidos em uma estrutura de aço e concreto. A estrutura visível com os contêineres ordenadamente alinhados e as cores vivas refletindo o ambiente marítimo do mar, praias, guindastes de estaleiro e horizonte criam, conscientemente, uma arquitetura de estilo industrial atraente na área portuária. Os beliches de aço representam uma atitude particular em relação à vida em nossa era nômade globalizada.
Os contêineres são tingidos em quatro cores diferentes. No interior, o layout incomum dos contêineres de 12 x 2,5 m é dividido em seções úteis por uma rede de portas bem posicionada, integrando inclusive um espaço separado para o banheiro. Os estofados aconchegantes feitos de materiais naturais em cores suaves completam a atmosfera. 64 quartos com um total de 188 camas estão localizados em quatro tipos diferentes de contêineres. Os contêineres marítimos High Cube de 30 m² são transformados em espaços para quartos duplos e práticos com quatro camas, enquanto dois contêineres soldados juntos criam amplas suítes a preços acessíveis. A decoração dos espaços públicos tem uma atmosfera aventureira. A recepção em madeira e os balcões de bar ocupam a materialidade dos quartos.
O hostel oferece quartos duplos e dormitórios, bem como suítes no último andar. Algumas das unidades de contêineres no último andar foram transformadas em um spa. De frente para o rio Warnow, todas as áreas de estar oferecem vista para o porto. As varandas que dão acesso aos quartos dispõem de plataformas estendidas onde você pode relaxar e conhecer alguns de seus colegas hóspedes. Uma pilha de paletes quase aleatoriamente posicionada, a chamada jangada, torna-se o ponto de encontro central do restaurante. Na cozinha, você pode criar suas próprias receitas em condições de laboratório e, eventualmente, terminar o dia com vista para o porto do spa. As incomuns áreas de entrada abertas em todos os andares fazem com que o edifício pareça "habitado" do lado de fora e o marca como um local de interação para quem passa - seja a pé ou de barco.