-
Arquitetos: Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo
- Área: 50 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Sergio Mendonça Jr.
-
Fabricantes: Berneck, Blue Glass, Duraflor Nature, Gerdal, Madeiras Monte Claro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Refúgio do Purunã está localizado no município de Balsa Nova aos pés da Escapa Denoviana, uma falha geográfica que separa o primeiro planalto paranaense do segundo planalto. Sua vista privilegiada contempla tanto o meio urbano - cidades de Campo Largo e Curitiba - quanto a natureza da mata atlântica e da Serra do Mar paranaenses. O refúgio encontra-se protegido à oeste por um bosque de mata nativa e abre-se à leste e ao norte para a vista panorâmica da natureza brasileira.
O conceito do projeto foi o de agrupar os universos essenciais da vida humana – comer, dormir, higienizar, trabalhar e socializar em um espaço com cerca de 50m2 com o maior contato possível com a paisagem natural ao redor. Assim, o ambiente interno se relaciona com a natureza abrindo seus espaços sociais para o exterior e protegendo seus espaços íntimos num jogo de cheios e vazios.
Solto cerca de 3 metros do solo, o refúgio possui como estrutura principal um container de 12 metros de comprimento, e como estruturas secundárias duas caixas metálicas revestidas por planos de vidros e gesso acartonado. A caixa de vidro de maior dimensão é ocupada internamente pela área social e pela área de trabalho. Já a caixa de vidro menor é destinada para a cozinha da habitação. E é nessa cozinha que o espaço interior toca literalmente nas folhagens da mata nativa do bosque. No espaço do container, além do espaço para dormir, inclui-se também o hall de entrada e a sala de banho equipada com uma banheira de imersão.