-
Arquitetos: Kéré Architecture
- Área: 195 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Iwan Baan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Xilema, o pavilhão de encontros do Tippet Rise Art Center, foi projetado por Francis Kéré como um abrigo silencioso e protetor para os visitantes do rancho. Nomeado de forma a evocar as vitais camadas internas da estrutura de uma árvore, Xilema é um lugar onde os visitantes podem se reunir para conversar, contemplar as vistas dos álamos e dos algodoeiros da margem do riacho Grove, ou sentar e meditar individualmente.
Localizado em um relevo levemente abaixo do nível da terra, entre as principais instalações do Art Center e o início das trilhas para caminhadas, o pavilhão se situa em uma clareira cercada por álamos, de frente para um pequeno riacho. Totalmente esculpido em toras de madeira, o pavilhão simbolicamente convida o visitante, que no Tippet Rise Art Center se confronta com a natureza em sua escala mais ampla, a acessar a parte mais secreta da natureza, o coração das árvores. A madeira de pinus sustentável usada em todo o pavilhão, obtida localmente a partir de um processo de poda natural que salva as florestas dos insetos parasitas, é utilizada em sua aparência natural.
As peças de madeira da cobertura são montadas em feixes circulares e inseridas dentro de uma estrutura modular hexagonal de aço Corten, sobre sete colunas de aço. A superfície superior da cobertura é esculpida sinuosamente para criar uma topografia arredondada que remete às colinas da região. Ao mesmo tempo maciço e leve, o teto é inspirado no "toguna", o espaço tradicional mais sagrado de toda aldeia Dogon, um abrigo de madeira e palha projetado para proteger do sol, que ao mesmo tempo permite que haja ventilação no espaço interno.
No pavilhão, os raios de sol penetram entre os elementos verticais, criando um jogo de luz e sombra que atinge suavemente os assentos internos de formato orgânico, e a plataforma circular de concreto polido. A complexidade espacial dos assentos enfatiza as vistas deslumbrantes da paisagem, através de posicionamentos estratégicos e incentiva diferentes apropriações pelo visitante, que é convidado a utilizá-los conforme desejar. Através da exploração, o usuário pode, de fato, descobrir as diferentes configurações espaciais do pavilhão, reunir-se em pequenos grupos ou conversar entre amigos, deitar e apreciar as românticas vistas com sua companhia, ou sentar e meditar sozinho em sua visita ao Art Center.
Xilema recebe visitantes e toda a comunidade das redondezas do Tippet Rise Art Center. A obra enfatiza a ligação única entre Montana e Burkina Faso, uma vez que foi construída em paralelo com a escola secundária Naaba Belem Goumma, em Gando, lar de Francis Kére em Burkina Faso e dedicado ao pai de Francis, que será aberto para as crianças da área vizinha à savana de Burkinabé.