- Área: 900 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Daniel Annenkov, Aleksey Narodizkiy, Ivan Erofeev
-
Fabricantes: Raymakers, Vakk
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Garage Screen é um cinema de verão localizado no Parque Gorky, em Moscou, em frente ao Museu de Arte Contemporânea Garage, projetado por Rem Koolhaas e inaugurado em 2015. O projeto reinterpreta o processo de assistir a um filme e oferece uma nova maneira de vivenciar o cinema .
O conceito chave do pavilhão é um "cinema aberto". Aberto significa que, em vez de tentar criar um espaço controlado e fechado, sem conexão com o contexto e a distração externa, adotamos e modulamos fatores ambientais. Isso nos permite evitar a criação de um lugar de exclusão em uma praça pública animada. Os fatores ambientais não só participam do funcionamento do cinema, mas o cinema também pode ser estendido para a praça. Adiciona-se um aspecto performativo ao pavilhão, "veja e seja visto". Cortinas retráteis ao redor do cinema permitem a abertura total e fazem com que os espectadores do filme também vejam as pessoas na praça e vice-versa.
Os desafios apresentados pelas condições ambientais são abordados com geometria, materiais e sistemas apropriados. As cortinas, quando levantadas, permitem total transparência, no entanto, as propriedades acústicas do veludo melhoram muito a qualidade acústica dentro do cinema e, quando as cortinas são abaixadas, é criado um espaço aconchegante, silencioso e recôndito, onde os espectadores podem relaxar e mergulhar no filme. Uma das características que nos permite desfrutar plenamente da experiência de cinema aberto no centro de Moscou é o teto transformável, que protege do mau tempo e, uma vez aberto, permite que os espectadores desfrutem de um filme sob as estrelas. Por fim, toda a geometria do pavilhão foi computacionalmente otimizada para criar uma zona de sombra permanente dentro do cinema.
O design também foi inspirado nos processos físicos do cinema. A forma do pavilhão se assemelha ao feixe divergente de luz do projetor, e o invólucro lembra os processos de reflexão e refração da luz no filme. Além disso, os títulos de entrada de Star Wars, que têm uma perspectiva infinita, e a paleta neon de Blade Runner criam o ambiente para o nosso projeto.
O pavilhão é uma estrutura temporária e também visa atrair e entreter as pessoas. Para servir de ponto de referência, optou-se pelo uso de PVC translúcido dicróico que muda de cor conforme o ângulo de visão, a hora do dia e o clima. A imagem do pavilhão é dinâmica, dessa forma cada visitante vê seu próprio cinema. Durante o dia, o sol que incide no PVC faz com que o ambiente mude completamente com reflexos verdes a amarelos. À noite, o letreiro em néon serve como fonte de luz para toda a praça e projeta um reflexo púrpura no museu do OMA.
Como o pavilhão é uma estrutura temporária para uma única temporada de verão, a responsabilidade ambiental era fundamental para o projeto. A estrutura pode ser completamente desmontada e remontada em outro local ou os seus materiais podem ser reutilizados para uma nova construção (por exemplo, peças metálicas) ou para produzir mercadorias para o museu (por exemplo, PVC e tecido).