- Área: 160 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um bairro fechado da cidade de Pilar, a proposta tem como objetivo construir uma paisagem própria e intimista, minimizando o visual das áreas comuns e vizinhos do bairro.
Por esta razão, a área pública da casa é removida da área frontal e, assim, dá origem a um pátio que funciona como um acesso, no qual uma árvore de grande porte foi preservada. Este espaço exterior inicial é determinado por uma malha translúcida que permite o crescimento da vegetação e ao mesmo tempo cria privacidade à casa. A sala de estar e a galeria estão contidas entre este espaço exterior inicial e o jardim privado, construindo arquitetura e paisagem simultaneamente.
No andar superior estão os quartos prontos para tomar sol pela manhã e gerar sombras no térreo.
O sistema de construção escolhido, proposto pelo cliente, era um sistema de construção a seco. Não há pilares aparentes. As fachadas são compostas por um conjunto de panos cegos e panos de vidro do piso ao teto. Os panos cegos são cinza escuro, o que permite que as árvores sejam refletidas nas fachadas e um jogo constante de luz e sombra entre os planos verticais e os topos das árvores ao redor.