- Área: 750 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Claudio Napolitano
“A casa é o jardim e o jardim é a casa”. Luis Barragán
Em Playa Blanca, Zihuatanejo, fica à beira-mar a Casa Lyons, pensada como um local para o retiro de férias em uma localização excepcional no México.
O projeto é concebido em torno de um eixo central criado por um pergolado que atua como o fio condutor projetual e distribui o programa, articulando com leveza e naturalidade, cada um dos espaços da casa.
A pérgola de madeira propõe o enquadramento da excepcional vista do mar e desdobra-se através de jardins, praças, esculturas e quartos, onde tudo aparece e desaparece sutilmente. Ao mesmo tempo, um belo jogo de sombras que altera com a luz serve como um guia.
As paredes de concreto vermelhas evocam as tonalidades típicas da região e se fundem com o pôr-do-sol. Assim, os espaços interiores e exteriores estão integrados de forma orgânica, estabelecendo uma delicada harmonia.
A casa tem quatro quartos: três quartos, um deles principal e um estudio. Além de um ponto de vista que incentiva o surgimento de novas perspectivas e uma fabulosa piscina que goza de uma visão privilegiada do oceano. As salas de banho, com um jardim interior, estão abertas e acentuam a sensação de liberdade e abertura que a residência oferece.
O protagonismo tem a natureza circundante e, nesse sentido, a arquitetura se torna um elemento quase invisível que busca enfatizar e valorizar seu entorno, criando uma conexão inescapável com o mar e as montanhas