-
Arquitetos: Studio Arthur Casas
- Área: 520 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Filippo Bamberghi
-
Fabricantes: -, Andrew Neyer, Arquivo Contemporâneo, Belcolore, Casas Edições, Cassina, Casual Exteriores, Casual Interiores, Etel, Flexform, Herança Cultural, Hugo França, Lumini, Micasa, Nani Chinellato, Phenícia, Studio Objeto, Tora Brasil, Way Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. Diante de uma vista 360º da praia de Ipanema se insere o Apartamento RS, um projeto que atende à demanda do cliente por ambientes onde a família pudesse passar algumas temporadas e receber amigos no Rio de Janeiro. Os 520m² de planta foram totalmente adaptados para que as cinco suítes, a área integrada de sala de estar, jantar e home e a área de serviço pudessem estar todas situadas no perímetro do apartamento. Com um acesso na porção central da planta, os cômodos vão sendo distribuídos ao redor do apartamento, ou seja, situados na fachada e com o privilégio da vista.
Nos ambientes predominam a estética minimalista e a composição de espaços vivos, acolhedores e simpáticos. Neles é feita uma composição de móveis internacionais e nacionais - sendo alguns destes projetados por Arthur Casas, como a mesa de jantar Amorfa, o abajur Belly, e o aparador Willys. Uma paleta suave, piso de pedra Travertino Navona e marcenaria em metal predominam no living - um toque de cor em meio a tons neutros é dado pelo azul das cerâmicas, da poltrona Delfino e do quadro de Carlito Carvalhosa. Já nos quartos, a opção pelo uso de carvalho claro na marcenaria traz calor aos cômodos.
Ainda que não morem no local, há uma bem-sucedida tentativa de conciliar tanto a individualidade das áreas íntimas, quanto a grandeza do living, o lugar ideal para reunir os convidados. A solução encontrada é uma porta de correr extensa e discreta, que propicia intimidade quando fechada e amplitude quando aberta. A mesma solução é aplicada no quarto do casal: a suíte pode ser aberta caso haja intenção em unificar os quartos. O conceito de todos os espaços converge na valorização da vista para a paisagem natural do Rio de Janeiro, fator essencial e sempre evidenciado no desenho desse projeto.