- Área: 174000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Dima Chetyre
Descrição enviada pela equipe de projeto. O território do parque florestal é um patrimônio natural e parte de um ecossistema único cercado pelo crescente espaço urbano. Os cidadãos utilizam ativamente este território para recreação, o que muitas vezes causa danos ao meio ambiente devido à falta de infraestrutura adequada.
O desenvolvimento do projeto começou como parte da iniciativa chamada “Ogorozheno” no início de 2017. Juntamente com os estudantes de arquitetura do NNGASU e do grupo de projetos do departamento de marketing de SMS, a equipe realizou estudos de infraestrutura e marketing do território e apresentou um estudo preliminar com o conceito e seu desenvolvimento. Os resultados foram publicados em um jornal local chamado "Seledka" e discutidos com os cidadãos e especialistas no café "Seledka and Coffee". Este projeto tornou-se o primeiro projeto participativo em Nizhny Novgorod e um dos primeiros projetos desse tipo na Rússia. Baseia-se na ideia da participação de todas as partes interessadas (cidadãos, administração, especialistas, empresas) no desenvolvimento de territórios urbanos.
Em 2018 uma nova etapa do projeto começou, incluindo estudos de infraestrutura e uma nova série de discussões com os cidadãos. O objetivo era desenvolver um conceito preliminar de paisagismo. Isso resultou em uma especificação para os contratantes, que então prepararam as propostas. Atualmente, a primeira etapa da construção foi concluída e a segunda etapa começou em 2019.
Natureza e cultura é a base do conceito de desenvolvimento do parque florestal. Assim, o objetivo é fornecer aos cidadãos um espaço para recreação confortável, preservando a natureza única deste território. O território é usado por vários grupos de cidadãos: entusiastas do esporte, amantes da natureza, famílias com crianças, turistas e o público em geral. O conceito sugere manter as áreas funcionais já existentes, considerando os cenários de inverno e verão do uso do território. As principais áreas funcionais estão localizadas próximas aos lagos e incluem esportes, praia, áreas técnicas, infantis e outras.
As opções técnicas e de design utilizadas no projeto destinam-se a minimizar o impacto no meio ambiente. Para preservar os sistemas radiculares das árvores, alguns caminhos foram feitos de madeira e montados com parafusos, baseados em pontos no relevo local. A madeira era o principal material para pequenas formas arquitetônicas, como playgrounds e equipamentos esportivos, pisos e pontões. Todos os elementos possuem cores naturais.
O sistema de vias será feito de piso de madeira e revestimento de granito peneirado. Em locais usados por pedestres e veículos de serviço, as trilhas serão feitas de grades de concreto cheias de cascalho e grama. Pequenas formas arquitetônicas e iluminação devem ser instaladas ao longo das vias. Parquinhos para crianças de todas as idades, vestiários, estações de primeiros socorros, torres de salva-vidas, módulos de WC e espreguiçadeiras serão colocados nas zonas de banho nos lagos. Ao longo do parque, uma rede de informações e mapas será adicionada, contando aos visitantes sobre a flora e a fauna do parque, as regras de comportamento próximas à água, a importância de ser respeitoso com a natureza e etc.
O projeto tem um orçamento limitado, então um de seus principais componentes é usar materiais locais e trabalhar com empresas locais. Por esforços conjuntos da administração, desenvolvedores e especialistas locais, um espaço confortável está sendo formado para que as pessoas relaxem e sintam harmonia com a natureza.