-
Arquitetos: messina | rivas
- Ano: 2018
-
Fotografias:Federico Cairoli
-
Fabricantes: Camargo e Silva
É inevitável a busca por construir continuidades quando se trata de uma reforma em um Patrimônio da Arquitetura Moderna da Cidade de São Paulo. Tínhamos apenas dois meses para a reforma do apartamento no Edifício Prudência, projetado pelo arquiteto paulistano Rino Levi na década de 40. O apartamento já havia passado por algumas reformas e agora era necessário abrir um quarto para a sala e construir três banheiros onde antes havia apenas um.
Uma das características do projeto original é a compartimentalização de funções em ambientes de escalas generosas. Com o passar do tempo os modos de habitar se transformam e, portanto, muitas das reformas pelas quais esse e outros apartamentos passaram tem sido no sentido de abertura desses ambientes devido à redução de funções.
A demanda por abrir um dos quartos para a sala, segue esse sentido de transformação e nos pareceu oportuna por ampliar a ventilação e luminosidade natural para o corredor que dá acesso aos quartos e a cozinha. Porém percebemos que ao abrir ambientes de escala generosa temos que ter um cuidado para que a generosidade não se descontrole e a escala humana se escape.
Informados pelos fechamentos em serralheria amarela da fachada do edifício, decidimos continuá-los para dentro do apartamento de forma a recompor os novos ambientes. É através dessa inserção de um elemento arquitetônico linear que calibre a escala, o acesso, a intimidade e as funções dos ambientes construídos que o projeto de reforma se realiza.