-
Arquitetos: FGMF, Kengo Kuma & Associates
- Área: 2244 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Tatewaki NIO, Rogério Cassimiro, Kengo Kuma & Associates
-
Fabricantes: Ductal®
Descrição enviada pela equipe de projeto. Japan House Sao Paulo foi aberta como o primeiro caso da “Japan House Project”, liderado pelo Ministério das Relações Exteriores, que visa promover vários aspectos da cultura japonesa mundialmente.
O edifício anteriormente pertenceu a um banco localizado na Avenida Paulista, localizada no centro da cidade de São Paulo. Nós reparamos isto projetando uma fachada em madeira e o interior usando washi (papel japonês). São Paulo é uma cidade típica de negócios no mundo, mas adicionamos um lugar como uma “casa” calorosa para as pessoas.
A fachada é feita de cipreste Kiso hinoki apoiado por fibra de carbono, que foram montados para expressar uma floresta que surgiu na cidade grande. O material principal no interior é a malha metálica em estilo washi - um metal de alumínio expandido recoberto em papel liquefeito. A combinação do material tradicional e do novo ajudou a criar um espaço moderno e transparente que poderia transmitir um novo estilo japonês.
Com suas instalações como museu, sala de palestras, loja e restaurante, a Japan House também tornou-se um novo ponto turístico em São Paulo e atrai muita gente.