- Área: 113 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Timur Turgunov
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão desportivo, com uma área de 113 m2, foi construído nos subúrbios de São Petersburgo em 2015. O projeto é notável não apenas por suas elegantes formas arquitetônicas, mas também pelas tecnologias de construção únicas.
Os arquitetos se depararam com uma tarefa de projetar uma instalação esportiva completa dentro de uma paisagem suburbana existente e um espaço limitado. Como resultado, o pavilhão tornou-se parte da paisagem e a paisagem tornou-se parte do pavilhão: apenas 30 m2 dos terrenos florestais eram permitidos para a construção, com todas as árvores preservadas e integradas no interior da edificação.
O desejo de preservar as árvores significava que nenhum maquinário poderia ser instalado durante a fase de construção, todos os trabalhos de escavação foram feitos à mão e os trabalhos de montagem feitos por manipuladores especiais. O subsolo foi construído usando uma técnica de cima para baixo: o solo foi removido nível por nível e a edificação foi construída para baixo.
O subsolo com vestiários e depósito, o térreo com máquinas cardio-vasculares e o primeiro pavimento acomodando uma academia de ioga, constituem os requisitos necessários para o programa.
O ângulo da cumeeira do telhado traz uma certa dinâmica à forma arquitetônica, enquanto o próprio pavilhão consiste em duas partes - a parte envidraçada ao norte e a parte de madeira ao sul. Terraços com vários níveis enquadram o pavilhão com marquises para atividades ao ar livre confortáveis em qualquer clima. Na parte norte, o terraço conecta o pavilhão esportivo com os banheiros existentes.
O pavilhão é cuidadosamente integrado na paisagem existente. A varanda do primeiro pavimento é feita de vidro para criar menos sombra ao local, enquanto a academia no térreo é equipada com portas de vidro deslizantes que esfumaçam as fronteiras entre o interior e o exterior. As estruturas de sustentação, situadas entre as árvores, estão repletas de luz. Os degraus do terraço possuem floreiras decorativas para plantas.
Os três pavimentos são conectados por uma escada em espiral com um corrimão de placas de cobre. Os pisos de polímero revestido de borracha permitem que o usuário se mova com segurança entre os níveis.
O interior do pavilhão atende aos mais altos padrões para as instalações esportivas: o projeto inclui piso profissional (estilo SPORTEC e piso esportivo de madeira MIRAGE) e confere atenção especial ao sistema de ventilação natural - aberturas especiais entre o térreo e o segundo pavimento fornecem uma melhor circulação de ar. Também podem ser encontrados no interior detalhes de design especiais como figuras espelhadas feitas sob medida de famosos pugilistas.