-
Arquitetos: TAO - Trace Architecture Office
- Área: 278 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Hao Chen, Yilong Zhao, Tianzhou Yang
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Rongcheng, na província de Shandong, o Parque do Lago dos Cisnes é zona pantanosa próxima ao Yellow Sea, uma vasta planície verde por onde pequenos cursos d'água serpenteiam livremente. Durante o mês de outubro, cisnes migrando da Sibéria em direção sul aqui encontram o lugar perfeito para passar o inverno, atraindo milhares de turistas todos os anos. Em razão disso, o governo de Shandong decidiu construir um edifício mirante para complementar a estrutura do parque, oferecendo serviços de apoio aos turistas.
O edifício foi implantado junto ao limite nordeste do parque, encaixado em meio a uma densa floresta de pinheiros e completamente aberto à vasta planície inundável do Parque do Lago dos Cisnes. Formalmente, a arquitetura assume a forma de uma “casa ponte”, complementada por uma torre de observação. A estrutura horizontal da casa, com seus mais de 70 metros de comprimento, parece flutuar sobre a paisagem, apoiando-se delicadamente sobre este sensível terreno pantanoso, evitando qualquer impacto negativo na manutenção da biodiversidade local. A torre de observação, com seus mais de 15 metros de altura, se revela como um farol à beira d'água, desde onde os visitantes podem observar os cisnes e a imensidão do parque.
Inicialmente, o programa de necessidades da Casa Ponte contava apenas com um pequeno café e um banheiro. Entretanto, a medida que avançávamos com o projeto nos demos conta de que outros serviços seriam necessários para atender o crescente número de visitantes do parque. Por outro lado, percebemos também que este edifício poderia ser transformado em um mirante, projetando-o sobre à paisagem pantanosa e protegido pela floresta de pinheiros. Assim, além do café e dos serviços de apoio, este edifício transformou-se em uma estrutura âncora para o parque, um espaço de recepção e acolhida aos visitantes.
Longitudinalmente, a planta da Casa Ponte se organiza em três faixas - o café e os banheiros no centro e duas linhas de circulação paralelas junto às fachadas. O corredor leste, frente à floresta de pinheiros, é introvertido e silencioso, enquanto o corredor oeste, voltado para o parque, é extrovertido e aberto.
Estes dois espaços semi-abertos às vezes convergem, dando forma a espaços de encontro e socialização ou acessos ao pátio interior; A partir de duas escadas opostas, os visitantes podem acessar tanto a cobertura - desde onde é possível ter um panorama completo do parque e arredores - quanto o pátio inferior, que dá acesso a um deck à beira d'água.
A estrutura do edifício foi executada em concreto moldado in situ, permitindo alcançar vãos monumentais, e consequentemente, menos pontos de apoio. Além disso, o concreto foi mantido como principal material de acabamento do edifício. Paredes cortina de concreto servem como reforço estrutural ao mesmo tempo que organizam e dividem os espaços e funções do programa.
As formas de concreto foram executadas em madeira de pinheiro, criando um acabamento refinado que encontra ressonância na textura dos troncos das árvores do bosque, adicionando um pouco mais de sensibilidade e aconchego à arquitetura.
A Torre de Observação é um objeto singular, uma estrutura com um claro propósito funcional. Assim, apesar de formalmente simples, procuramos explorar questões relativas à materialidade para proporcionar maior profundidade ao projeto. Revestida com telhas de madeira de pinheiro, a torre envelhecerá com o tempo, monetizando-se à paisagem.
O interior da torre é iluminado por uma luz suave derramada de cima pra baixo através de uma abertura zenital na cobertura. No nível mais baixo, os visitantes acessam um espaço compacto e escuro, mas a medida que sobem a luz vai ganhando intensidade enquanto aberturas pontuais enquadram diferentes perspectivas para a exuberante paisagem do parque. Chegando à plataforma de observação, no final desde percurso ascendente, o Parque do Lago dos Cisnes se revela em todo o seu esplendor.