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- Área: 300 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Erieta Attali, William Rojas
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Descrição enviada pela equipe de projeto. Casas boas são objetos confeccionados tanto para organizar o território, quanto para distanciar seus habitantes, o máximo possível, do solo. Este sempre foi o caso no Chile. Desde a época da colônia, a casa chilena é a prova construída dessa dupla condição, incorporando uma variação tipológica de uma casa pátio. As antigas casas chilenas costumavam organizar o território com base na produção agrícola e, da mesma forma, articulavam uma vida doméstica específica distanciada dele.
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Essas casas organizavam cíclica e circularmente, em torno de seus pátios e galerias, a vida doméstica, paralela ao tempo cíclico e circular que governava a produção agrícola. Desde a segunda metade do século XIX, essa tipologia estava desaparecendo, não por causa da obsolescência espacial que propunha, mas sim como conseqüência do desvanecimento do tipo de vida e do solo que ela costumava organizar.
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Diante de um tipo diferente de vida e organização territorial, a Casa I está localizada em um local anteriormente suburbano, recentemente dividido em três partes menores. Este modesto processo de densificação exemplifica como uma configuração urbana se expande para a periferia da cidade de Santiago, colonizando terras anteriormente estritamente suburbanas e reduzindo a projeção da casa a uma frente mínima de 4,8 metros, implantada no centro de um lote de 20 por 40 metros, subdividindo-a em uma série de pátios diferenciados.
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Cada interior da casa está ligado - pelo menos - a dois pátios, que por sua vez são tratados como interiores, pela construção de móveis e pela posição da vegetação. Negociando a diferença entre a estrutura irregular do local e a geometria regular proposta pela casa, a linha do limite estava localizada a alguns metros da linha oficial, fazendo com que um pátio murado literalmente levasse a monotonia que define a calçada
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Esquivando-se do campo aberto proposto pela cidade-jardim nestes setores da cidade, promovendo muros altos e ante-jardins cheios de cães raivosos, a fachada desta casa é transformada em um pátio íntimo, trazendo vida de forma inerente para a rua.
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Um sistema calibrado de portas deslizantes e pivotantes orquestra a vida dentro da casa. Na abertura e no fechamento, estes permitem várias formas de conexão e desconexão entre compartimentos interiores - e entre estes e os espaços exteriores que a planta propõe. Como dispositivos de mediação, as portas dessa casa ajudam a superar dois tipos genéricos de organização espacial: o corredor e o planta livre.
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Neste caso, as portas permitem a subdivisão e a separação, mas também a flexibilidade e a contaminação simultânea entre as várias partes do programa doméstico. A cozinha, as salas de estar e a sala de jantar e os pátios podem ser combinados em um único recinto grande, ou podem ser diferenciados e subdivididos dependendo do clima, da estação ou de qualquer produto imprevisto da imperfeição usual da vida doméstica.
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As superfícies interiores do volume suspenso são definidas por um tecido de diferentes cores e texturas de madeira, criando uma repetição incessante de elementos de construção que cobrem céus, pisos e paredes. Um manto de concreto pré-fabricado preto de cinco centímetros de espessura cobre o exterior da casa, como se fosse uma mortalha, deixando a expressão para a rua completamente opaca. Como a casa que Des Esseintes projetou para si na obra literária, a diversão continua lá dentro.
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