- Área: 200 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rafaela Netto
-
Fabricantes: Fernando Jaeger, Formica, REKA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal partido da reforma desse apartamento foi a subtração de algumas paredes para a construção de um ambiente mais amplo e, sem perder a privacidade, garantir a flexibilização dos espaços através de dois elementos móveis de fechamento.
Uma estante metálica organiza os espaços da sala e media sua separação com a cozinha e com o quarto de hóspedes. Deste modo, a cozinha tem a possibilidade de se integrar à sala de jantar física e visualmente, mas também pode estar totalmente fechada. Em contraste com a estrutura de aço, a madeira foi escolhida como material de fechamento para reforçar a ideia de aberto e fechado, assim como para produzir um ambiente mais quente e aconchegante. Essa flexibilidade também ocorre entre as salas de jantar e estar que podem ser integradas através de portas de correr de madeira e tecido.
A integração dos espaços procurou reforçar a iluminação e ventilação natural por todo o apartamento, conectando as áreas fechadas com a ampla varanda, para usufruir da vista para a cidade.