-
Arquitetos: Lanz Schwager Architekten
- Área: 2277 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Barbara Schwager
-
Fabricantes: Carl Stahl, LIGNOTREND, Nemetschek, Plaka, RGM, batimet
URBANISMO
Como um edifício compacto de dois pavimentos, o jardim de infância interage com seu ambiente heterogêneo. Ao sul, a fachada de entrada fortalece o caráter da rua, adotando as linhas de construção existentes no leste. Uma generosa rampa verde no norte se une ao pavimento superior diretamente com a paisagem do Riedlepark.
ACESSOS
O acesso ao novo jardim de infância da rua Margaretenstrasse é feito através de uma entrada coberta. Uma arquibancada conecta o hall e o primeiro pavimento com as salas do pavimento superior. Desde o segundo andar, as crianças acessam suas áreas de recreação ao ar livre através de uma rampa.
ORGANIZAÇÃO
O complexo é organizado em dois níveis. O pavimento superior é dedicado exclusivamente às salas comuns para as crianças. Orientadas no sentido leste-oeste, as salas de grupo são organizadas ao longo de um grande ambiente de dois pavimentos com iluminação superior.
As áreas de acesso são rítmicas graças aos nichos nos quais os armários e as entradas das salas grupais estão localizados. Transparência e abertura dentro das plantas criam espaços de contato e comunicação variados para que as crianças interajam umas com as outras.
O espaço aéreo do salão central possui um elemento de madeira chamado "Cocon". Devido à sua forma orgânica, ele contrasta com a linguagem geométrica do novo edifício e serve como um local de descanso.
No nível da entrada, as funções "públicas" são agrupadas em torno do fórum central com salas polivalentes e salas de jantar, além de salas temáticas e administrativas.