-
Arquitetos: COMANOST, STUDIO DLUX
- Área: 2706 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Leo Giantomasi, Flavio França, Gabriela Trindade
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da escola bilingue, se distingue principalmente pela união entre novas edificações e o conjunto histórico, de edificações datadas de 1800 até 1945. Trata-se da renovação, restauro e modernização de uma antiga instituição de ensino que fechou suas portas e hoje abriga a Escola Internacional Red House. O grande desafio do projeto foi intervir de forma respeitosa e harmônica no complexo.
Como ponto forte do partido surge o desenho da marquise, que não só une funcionalmente e esteticamente as edificações históricas como também mantém o desenho dos pátios, figura presente na arquitetura escolar de grande importância como elemento gerador de encontros e trocas, essencial no aprendizado dos alunos.
Além disso, foi implantado um novo projeto paisagístico concebido com a intenção de criar espaços de lazer, aprendizado, descontração assim como ornamental. A integração entre espaços externos e internos, foi uma das exigências dos clientes. Os espaços de circulação foram pensados de forma que proporcionem sua utilização no dia-a-dia dos alunos e professores como área de aprendizado além das salas de aula.
Os edifícios históricos, necessitavam de restaurações em suas fachadas e adaptações para atender uma escola que exige um programa de necessidades de alta tecnologia. O edifício chamado de Salas de Aula, construído em 1900, teve suas fachadas completamente restauradas, a cor da fachada acompanha o histórico de todo o conjunto e os caixilhos em pinho-de-riga, receberam tratamento para retirada de 5 camadas de pintura e substituição de trechos faltantes.
A segunda edificação histórica é um antigo galpão adaptado para uso de auditório que foi completamente remodelado e deu espaço ao pequeno teatro de espetáculos infantis, aberto também ao público externo à escola. O fluxo de circulação entre os edifícios foi unificado, não só pela marquise, como também, pela reconstrução de um edifício anexo, que abriga um conjunto de circulação vertical, sanitários e salas de aula. Tal edificação, une o edifício das Salas de Aula à um edifício de posterior construção que abriga o refeitório, laboratórios e a biblioteca.