-
Arquitetos: Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados; Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
- Área: 26823 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Daniel Ducci
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Königsberger Vannucchi é o responsável pelo projeto do Autoral, residencial para a Tegra na zona oeste de São Paulo. O conjunto, com mais de 26 mil m² de área construída e 108 apartamentos, se destaca pela volumetria, por sua vez originada pelas condições do terreno, em acentuado declive.
Para vencer o desafio do terreno, a solução foi introduzir o conceito inovador dos ‘apartamentos-casa’. Para evitar um paredão de 3 pavimentos de estacionamento voltado para a Av. Pompeia, apartamentos em nível com o subsolo ocupam o perímetro da garagem, permitindo acesso direto destas unidades às suas vagas box.
A solução qualificou a relação com o contexto urbano e permitiu aumentar a área privativa bem como reduzir a ocupação dos níveis superiores. A implantação criou uma praça central no térreo, que está em nível com o acesso principal pela Rua Cotoxó, conformada pelos 3 blocos de 8 pavimentos. A estratégia trouxe vantagens, como a liberação de espaço para a praça central, uma vez que parte da área privativa foi implantada abaixo do térreo.
O conjunto de 3 torres justapostas e áreas de usos comum são ladeadas por uma grande praça elevada, com vegetação densa e funcionam como um grande espaço de contemplação para os moradores das unidades com vista para o interior do empreendimento. Esta praça se prolonga sob os pilotis que por sua vez dão acesso aos halls sociais e de serviços de cada torre, retomando um conceito de térreo muito utilizado nos edifícios modernistas.
Em termos de fachada, a volumetria dos terraços se destaca em relação aos tons em branco da alvenaria, criando um conjunto equilibrado. Os caixilhos em metal escuro são complementados pelos acabamentos em madeira nas varandas.