- Área: 400 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Jung Dongwook, YKH Associates
-
Fabricantes: AutoDesk, FILOBE, Robert McNeel & Associates
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na base da montanha Seolak, um dos principais desafios do projeto desta casa era responder seu contexto local. Na encosta, a solução foi adaptar um antigo pátio tradicional coreano. Junto com a topografia natural, quatro volumes são escalados e formam um pátio. Além disso, a casa de 400 m2 com cinco dormitórios e quatro banheiros, possui quatro alas: a suíte master, a área de estar e jantar, o espaço da cozinha e comodidades e a área dedicada aos hóspedes. A vista interna deste pátio, além de acomodar várias atividades familiares, também oferece vistas da montanha através de uma abertura central que aprimora uma aura tranquila e contemplativa e evita a visão desagradável da tumba e da cabana adjacente.
Seguindo o estilo do pátio coreano, o uso de materiais locais e naturais é também mais econômico. Como por exemplo o 'giwa', uma forma de telha cerâmica usada na construção tradicional de telhados, que foi aplicada na construção das paredes com argamassa colorida especial para enfatizar a horizontalidade da fachada, juntamente com os telhados de pedra de granito.
Tradicional, mas ainda assim, moderno em muitos aspectos, o projeto introduziu o design sustentável e passivo. Em vez de usar o sistema de aquecimento gerado por óleo ou GLP, que consome grandes quantidades de energia, o sistema geotérmico mais eficiente foi adaptado escavando 154 m do solo. O telhado verde foi projetado para atuar como isolante e evitar o acúmulo de calor, o que reduziu substancialmente a energia e o custo de manutenção.
Quatro volumes são posicionados em um nível diferente em resposta ao terreno inclinado. Cada volume é organizado na forma de casas tradicionais coreanas. O lugar foi dividido em setores com volumes individuais e separados por espaço ao ar livre. O corredor é um mediador entre os espaços exterior e o interior.
Como esses quatro volumes integrados em diferentes níveis, vários tipos e locais de aberturas são implantados. Para esta construção, são utilizadas vigas metálicas com travamentos horizontais para criar espaços vazios como a aberturas para a entrada, as garagens, entradas de luzes e janelas enquadrando a vista. Cada abertura enquadra um novo limite e traz uma nova relação de espaço ao ar livre.