- Área: 249 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Gustavo Pitta
-
Fabricantes: Acústica, All That Glass, AutoDesk, Degar, Degar Estudio, HR Climatização, Levilux, MetaMetais, NS Brasil, SANTOS, TACC, Thaggi Aplicadora, Topema, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O restaurante Low BBQ é uma casa de carnes defumadas que consiste na cocção através da fumaça gerada pela queima de lenha de madeira e carvão. Por si só a proposta da casa já norteou o conceito arquitetônico do projeto. Sendo assim, foi fácil desenvolver a proposta, que se baseia em um ambiente despojado e autêntico, com uma “pegada” industrial, mas ao mesmo tempo aconchegante, com materiais brutos aparentes e várias peças de garimpo, sem “decorismos” gratuitos. Esse é o ponto forte do projeto. Conceito este que é a base para grande parte dos projetos do escritório Fabio Marins Arquitetura. O local era uma antiga oficina mecânica, por isso, tratava de um galpão livre, com pé direito alto e várias possibilidades de layout. A opção foi por manter os ambientes e o programa como um todo, o mais integrado possível, sem obstáculos visuais e expondo toda a movimentação do restaurante.
Todas as paredes, vigas e pilares existentes foram descascados, deixando expostos os materiais em seu estado bruto. Os demais materiais que foram agregados também seguiram o mesmo princípio. A serralheria não recebeu pintura, apenas resina para evitar a ferrugem, deixando o metal em seu estado bruto. A marcenaria foi toda executada com madeira pinus natural com pouco ou nenhum acabamento mais refinado. Para os revestimentos das áreas molhadas foram utilizados azulejos padrão 15x15cm típicos das construções industriais do início do século passado. O local onde fica o PIT (um tipo de churrasqueira responsável por defumar a carne) foi totalmente isolado com caixilhos de metal e vidros para que os clientes possam ver o processo de defumagem sem que a fumaça invada o salão. Para isso, foi construída uma câmara com sistema de insulflamento de ar e exaustão, garantindo uma boa circulação de ar nesta câmara.
Apesar do espaço ser totalmente aberto e integrado, a iluminação foi pensada para criar um clima intimista e setorizar os ambientes, com focos de luz direcionados e temperaturas de cores mais quentes nas lâmpadas. Os eletrodutos e calhas ficaram totalmente expostos. Várias peças e luminárias do antigo galpão, da época em que ali funcionava a oficina mecânica, passaram por um processo de upcycle, tornando-se peças exclusivas e personalizadas. Os mobiliários, tais como, cadeiras, mesas e aparadores, foram desenhados exclusivamente para o projeto afim de trazer um aspecto mais exclusivo e personalizado ao ambiente. Também foram usados materiais brutos e em seu estado natural.
Como o espaço é todo aberto e integrado o tratamento acústico teve um papel fundamental, proporcionando equilíbrio e conforto aos ambientes, sem grandes interferências sonoras entre os espaços. Para conseguir esse resultado foram utilizadas “nuvens” acústicas. Essas peças foram confeccionadas em estrutura metálica, tela de alambrado e lã de rocha revestida de feltro preto. Além obter o desempenho acústico esperado, as peças ajudaram a compor o aspecto industrial do restaurante. O resultado geral foi um ambiente funcional, despojado, aconchegante e atraente que faz do Low BBQ uma referência neste segmento.