- Área: 230 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Rafael Renzo
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Cremme, Dpot, Lumion, Portobello Shop, Trimble Navigation, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início em uma fase muito importante para a jovem família, que estava prestes a aumentar. Devido a este momento para os clientes, o lar da família também precisava expandir e se transformar, nos fazendo repensar toda a planta original. O apartamento de 230m² era composto por diversos pequenos ambientes com chanfros e cantos mal aproveitados, portanto o ponto de partida para o projeto foi demolir as paredes e integrar os ambientes ao seu máximo potencial. Pelo fato da sala estar em um nível diferente da cozinha e dos quartos, os ambientes ficam integrados, mas visualmente existe uma barreira, determinando a função de cada ambiente.
A materialidade do projeto foi um ponto amplamente discutido e desenvolvido ao longo do processo e o resultado foi um meio termo entre tons claros e escuros e diferentes texturas introduzidas aos ambientes. Na sala de estar os tons claros predominam, onde o conforto e aconchego eram primordiais, resultando em um ambiente leve e clean. A estante é o elemento de transição entre a sala e a cozinha, suavizando os contrastes entre ambas, uma vez que os gabinetes em madeira ebanizada e a pedra cinza são os focos escuros do projeto.
Ainda na linha dos contrastes, a mescla do tijolinho original com o tijolinho pintado branco foi uma maneira de demarcar a entrada da casa e suavizar o trajeto com a transição para branco. Os chanfros e quinas que anteriormente atrapalhavam e eram mal aproveitados, hoje são espaços de contemplação e lazer para a família, como o banco da varanda e a bancada voltada para a vista, algo muito desejado pelos clientes por para eles remete à um aconchegante café, mas dentro de casa.