- Área: 150 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Rungkit Charoenwat
-
Fabricantes: AGC, Maenum group, TOA, Trusol
Descrição enviada pela equipe de projeto. O proprietário desse projeto administra um edifício de cinco pavimentos. No passado, essa cobertura era usada apenas para manter caixas d'água, possuindo um grande espaço vazio. O proprietário, portanto, desejava aproveitar o espaço construindo uma pequena casa para seu próprio uso. A localização na cobertura é um contexto interessante que diferencia esse projeto de outros residenciais.
Em vez de um jardim usual, esta casa possui um pátio de concreto. As árvores são substituídas por linhas verticais dos prédios altos no distrito de Lat Phrao. O nível do solo 0,00 é elevado para um nível superior a 15,00 metros. Além disso, esta casa possui apenas a fachada frontal e não pode ser vista desde o lado posterior. Para evitar um forte contraste entre esta residência e o edifício abaixo, nossa equipe a projetou de modo que ninguém pudesse vê-la desde as vias públicas.
Nossa ideia não era fazer com que esta casa parecesse um edifício, mas libertá-la da forma. Queríamos que fosse apenas uma caixa sem bordas que emerge do nada no céu, como se a espessura da parede e do teto fosse inexistente, mas ainda fosse possível fazer furos no teto para instalar cortinas, condicionadores de ar e embutir luzes.
Nossa intenção era dar uma ilusão aos espectadores de que todo o teto estava na mesma linha reta, embora apresentássemos um forro suspenso e uma inclinação que foram intencionalmente usados para tornar a parede e o teto mais finos. Essas técnicas não são novas na arquitetura, no entanto, nesta casa na cobertura, é mais especial, uma vez que uma curta distância entre a estrutura principal e o exterior ajuda a disfarçar as técnicas que usamos.
No que diz respeito à função, o proprietário queria que a residência fosse simples para seu uso particular, pois ele não recebe frequentemente convidados. Levando isso em consideração, pensamos que seria interessante fazer com que esta casa parecesse mais “nua” do que o habitual. O limite entre cada ambiente está conectado por um pátio. A área funcional é dividida de acordo com o eixo dos pilares do apartamento abaixo, resultando em um layout 6x6.
A seção frontal é composta por três malhas que são usadas como:
1. uma área de jantar;
2. uma sala de estar;
3. um dormitório onde o proprietário tem uma vista panorâmica através de uma grande porta de vidro deslizante que, quando fechada, a moldura da porta é encaixada precisamente atrás de um pequeno pilar, dando a impressão de que esta estrutura não possui um pilar.
A seção posterior consiste nas três grades restantes:
4. banheiros;
5. um pátio que pode ser visto de qualquer lugar da casa;
6. uma cozinha.
Como o proprietário já possuía um grande número de tábuas de madeira Balau, nós as usamos como material de cobertura. Mesmo algumas tábuas tendo defeitos como rachaduras, marcas de serras e cores irregulares, nós as vimos como um encanto natural da madeira real, portanto, não precisamos descartar nenhuma delas. Quando a construção foi concluída, o resultado final era um “espaço” complementado com a cor quente da madeira e o tom fresco do céu, exatamente como queríamos que fosse.