- Área: 420 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Samer Rawadi, Géraldine Bruneel
-
Fabricantes: Hawa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está situada em Chatine, no Monte Líbano, e foi construída em um cenário montanhoso chamado Qalʽet el Hsar, que significa "a fortaleza sitiada" em árabe. O local era uma pedreira abandonada há 30 anos, que deixou um espaço afundado cercado pelas formações rochosas restantes.
Embora o terreno tenha sido dramaticamente remodelado pelas atividades de extração de pedra, o projeto é delicadamente inserido no limite deste local protegido.
A casa consiste em dois níveis principais; o superior inclui os espaços da família e um terraço protegido, enquanto o inferior se envolve com a área externa e inclui as áreas de recepções e serviços. A ligeira rotação entre os dois níveis confere ao inferior uma vista norte favorável e ao superior uma exposição ao sol oriental.
Os dois níveis são conectados por um vazio que liga uma claraboia orientada a sul com as rochas naturais do nível abaixo. A claraboia garante aquecimento solar no inverno e contribui para fornecer ventilação natural no verão. A casa é reduzida a duas lajes de concreto aparente ancoradas nas rochas e um plano de vidro com montantes de madeira, inscrevendo-a no local como um abrigo sazonal.