-
Arquitetos: 3ndy Studio
- Área: 550 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Antonio Lupi, Fabbio design, GSE, Lapitec®, Marconati Impianti, Oikos Venezia, SALVATORI, Tecnosystem, Verde Profilo, Vimar, Vitrocsa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Diamond Tree é uma residência projetada pelo 3ndy Studio para a família Simioni em Ponzano Veneto, entre as áreas rurais e urbanas à noroeste da província de Treviso, na Itália.
O conceito se desenvolve em torno de uma ideia de decomposição, subtração e rotação de volumes, a fim de criar várias maneiras de perceber o espaço.
A falta de corredores entre as áreas comuns e íntimas sugerem uma visão estereoscópica de um espaço híbrido e fluido, sem hierarquia fixa e preenchida pela luz que entra por uma grande abertura zenital.
Todos os espaços no interior do edifício são contínuos, sem barreiras ou interrupções, permitindo que os moradores se desloquem livremente sem passar por nenhuma porta de um cômodo para outro. Somente a suíte principal é separada do resto da casa por intermédio de uma porta de madeira de correr.
A área de estar está conectada diretamente a um grande pátio interno aberto, complementado por rasgos na parede de fachada que projetam sombras das árvores nas paredes internas do edifício.
A casa está revestida por diferentes materiais de alta qualidade, selecionados por suas características peculiares como a madeira de nogueira “Canaletto” e o granito preto queimado, além de outros materiais mais tecnológicos como o Silestone, ou pedra sinterizada.
Este último, foi utilizado na cor “preto absoluto” junto a parede posterior da piscina, onde o artista e escultor italiano Giorgio Milani deixou gravada a história da família Simioni. Parece realmente que esta casa é uma pedra que emergiu das profundezas do rio para irradiar a luz do sol que reflete em suas paredes obtusas.
Por outro lado, o material utilizado para recobrir as superfícies da casa, tanto dentro quanto fora, é de uma brancura imaculada. Formalmente, este prisma monolítico é apenas interrompido por pequenas fissuras inesperadas e intermitentes, as quais refletem a luz do sol como as arestas de um diamante.
O maior desafio encontrado neste projeto, de fato, foi a instalação dos revestimentos das fachadas. Era realmente difícil cortar e moldar as peças de revestimento das superfícies irregulares das lajes e paredes, assim como contornar cada uma das aberturas que havíamos planejado com tanto cuidado. Neste momento, durante o processo de construção da casa, tivemos que repensar e reinventar os sistemas de fixação dos painéis de fachada, passando a utilizar a mão de obra de verdadeiros artesãos. No final, o resultado alcançado é excelente, e a pureza das superfícies brancas contrasta fortemente com a dureza de suas formas obtusas.
Vista de cima, a casa pode ser vista como um marco urbano na pequena cidade de Ponzano Veneto. Seus painéis fotovoltaicos e de aquecimento solar, em conjunto com sistemas geotérmicos fazem deste objeto contemporâneo de arquitetura, uma casa de alta eficiência energética.