-
Arquitetos: SEHW Architektur
- Área: 370 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Philipp Obkircher
-
Fabricantes: Clou, Duravit, FSB Franz Schneider Brakel, Geberit, Grohe, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. SEHW Architektur deu vida nova a um edifício industrial no distrito de Zehlendorf, Berlim. Construído nos anos 70 e reformado diversas vezes, seu uso sempre foi ligado aos negócios e à produção e por isso sempre seguiu uma lógica funcional: a área de funcionários no subsolo, iluminada naturalmente pela forma da topografia, um grande salão para entregas com oficina de máquinas no térreo e escritórios no primeiro pavimento.
Um grid claro, com vigas reforçadas para manter o espaço livre de pilares, concreto aparente sem nenhum requisito visual. O interior da casa foi demolido, deixando apenas o concreto da estrutura, as claraboias, a escada e um terraço. Hoje em dia o edifício tem um uso residencial.
No térreo há um pátio interno entre duas salas de estar. Retirou-se uma laje do teto para criar uma galeria entre a cota térrea e o primeiro pavimento. Criou-se uma suíte secundária onde antigamente estava a área de funcionários. O exterior manteve o jogo com terraços, materialidades e cores. Uma porta preta, concreto, cascalho preto e coberturas de madeira.
A grama e plantas perenes que florescem em diversas cores e as árvores que o rodeiam, fazem ver o edifício como uma caixa preta em meio à vegetação. A casa ganhou vida mais uma vez, além da oportunidade de voltar a ser utilizada. Isso é algo novo em uma sociedade onde tudo é descartável.