- Área: 892 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Arco Forte, Artecor Homewear, Fulltech, Hidroeletric, Indusparquet, Instamaq, Irrigar, Isoline, Kazinox, Luzes e Cores, MERC/DECA, ML Solutions, Madeirart, Mourival, NCE, Paulo Iran ME, Pedras Capricórnio, Pedras Passinhos, Portobello, Primax, +7
Descrição enviada pela equipe de projeto. Da escolha do terreno à definição do programa, o escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados (RMAA) participou de todo processo para definir o projeto para a Residência DMG, localizada em Bragança Paulista (SP).
Tendo como moradores um casal jovem com dois filhos crianças, com muitos irmãos e amigos, a casa precisava ser feita principalmente para reunir. Destacando-se pela simplicidade no uso de concreto aparente, em elementos vazados e pela busca de uma certa leveza no tratamento do volume longo e estreito e pelo tratamento das lâminas de lajes com grandes beirais, a Residência DMG ainda ganhou uma face do terreno voltada para uma linda vista de uma fazenda e sua vegetação.
Feita de concreto na estrutura, forros e algumas paredes, marquise metálica e esquadrias de alumínio, o escritório tirou partido do grande desnível do terreno, que a princípio poderia ser a maior dificuldade do projeto. A solução foi colocar a piscina meio nível abaixo da área social e lazer, estabelecendo um patamar de transição entre a casa e o terreno. Esse desnível ajudou também na solução da residência do caseiro, que ficou no nível inferior em local com privacidade e independência.
O layout caracteriza-se por espaços sociais interligados num único espaço com muita transparência, valorizando a relação com o exterior e a ventilação abundante cruzando as dues faces.
A varanda gastronômica tem uma cobertura de estrutura metálica e forro de madeira que flutua sobre o nível das lajes de concreto e deixa uma abertura de ventilação livre e muito refrescante. As águas pluviais são recolhidas para irrigação e energia solar para aquecimento de água e da piscina. Foram previstas células fotovoltaicas para instalação em curto prazo.
Esta casa no interior de São Paulo está implantada em um condomínio fechado com a finalidade de lazer e descanso aos finais de semana.
O partido adotado procurou aproveitar ao máximo a bela paisagem rural da região para onde toda a casa se volta, além de criar ambientes sociais interligados reunidos no pavimento térreo.
Na distribuição dos dormitórios adotamos uma solução interessante, colocamos as suítes de hóspedes no pavimento térreo com acessibilidade, porém ligada a casa pelo exterior através de um charmoso pátio/jardim e da varanda. Enquanto os três dormitórios exclusivos da família estão abrigados no pavimento superior ao longo de um terraço voltado para a paisagem, assim como todos os outros espaços da casa.