-
Arquitetos: KA architecture studio (Mohammad Khavarian); KA architecture studio (Mohammad Khavarian)
- Área: 140 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Deed Studio
-
Fabricantes: Accesory, Adobe, Adobe Creative Cloud, Air condition, Akpai, AutoDesk, Chaos Group, Qazvin glass, Robert McNeel & Associates
Descrição enviada pela equipe de projeto. Devido aos diversos potenciais turísticos e à proximidade com a metrópole de Teerã, as regiões norte do Irã abrigam um grande número de culturas e turistas sazonais todos os anos.
Essas cidades experimentam diversidades sociais nos finais de semana, e um grande número de casas construídas para esse fim não está em harmonia com a arquitetura vernacular contrastando com os padrões locais. Neste contexto não há formação ou identidade definida e as preferências dos imigrantes tiveram uma grande influência em sua formação.
O cliente desse projeto migrou para Teerã desde uma região com cultura tradicional e introvertida e carregava uma tendência tradicional. Ele comprou dois terrenos adjacentes decidindo combiná-los e construir uma residência no centro.
O contexto introvertido do cliente, em oposição ao contexto extrovertido das regiões norte do país, foi o principal desafio.
A combinação desses dois criou um conceito paradoxal. Queríamos que a residência se expressasse como representante do padrão climático e social de seu contexto extrovertido e, simultaneamente, atendesse às necessidades de seus tradicionais residentes introvertidos.
Portanto, essa contradição se tornou o tema principal do nosso projeto. Além disso, enfrentamos o orçamento limitado do cliente como outro grande desafio. Ao juntar essas camadas, o processo de tomada de decisão começou e, finalmente, decidimos fornecer um padrão para essa família que, ao mesmo tempo, apresentava características introvertidas e extrovertidas, e estava completamente isolada das casas vizinhas.
Com base nesse padrão e no baixo orçamento do cliente, propusemos construir a casa em um dos dois lotes e vender o outro, caso surjam restrições financeiras durante o processo.
Por fim, a estratégia do projeto era criar uma residência relativamente fechada e visualmente limitada em um pedaço de terra, convertendo a outra peça em um jardim que leva parte do projeto ao seu centro e cria um espaço semi-aberto para atividades ao ar livre, longe da vista do vizinho para o pátio sem o uso de muros altos conforme solicitação do cliente. Neste projeto, tentamos criar um padrão baseado no estilo de vida do cliente e no orçamento limitado.
Uma das principais limitações que enfrentamos durante esse projeto foi a falta de trabalhadores da construção local. Os materiais mais baratos e eficientes eram cimento e concreto com os quais os trabalhadores da região estavam bastante familiarizados.
Consideramos uma morfologia espacial que não impôs um grande custo adicional ao projeto, usando uma simples parede de alvenaria como um elemento barato e acessível para modelar simultaneamente o volume exterior e os espaços interiores.