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Arquitetos: Doho constructivo, Iván Marín
- Área: 230 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Jose Carlos Macouzet / Eduardo Armenta
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Fabricantes: Cemex, Sherwin-Williams, Tecno Lite, Terza
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pequeno centro cultural é a primeira parte de um plano de desenvolvimento que esta modesta escola criou para melhorar o desempenho de seus alunos e professores. Como base para as soluções deste projeto, a administração do campus conferiu grande importância à arquitetura porque, durante os trinta anos em operação, realizou a autoconstrução de vários volumes, todos em etapas e em diferentes contextos, o que resultou em uma multiplicidade de estilos com uma grande variedade de materiais, gerando um caos de usos e ambientes que não são propícios ao desenvolvimento da educação.
O projeto foi desenvolvido reciclando a antiga biblioteca já construída da qual foram preservados dois contêineres de metal, fundações, pisos e paredes perimetrais. O telhado que estava em um estado máximo de deterioração foi completamente desmontado e a estrutura foi 100% reconstruída. Derivada de uma análise dos materiais com os quais os edifícios já foram construídos no local, foi tomada a decisão de ter como único material envolvente o adobe, um material de alto uso local.
Com seu contexto definido por edifícios e passarelas já construídas, o uso da luz natural tornou-se uma prioridade do projeto, aproveitando recursos como treliças funcionando como filtros solares, vãos abertos e paredes cegas como proteção. Além da integração de espaços internos e externos, como o pátio central, que serve como hall de entrada principal e o terraço de leitura.
O interior possui uma área de leitura e biblioteca, uma sala polivalente para ioga e dalcroze e duas salas de artes plásticas. Nelas, a luminosidade foi estendida usando o branco como a única cor que enquadra o colorido dos livros. A simplicidade de sua volumetria e o uso de uma paleta simples de materiais fazem com que este centro se encaixe de maneira humilde em seu contexto e sirva como elemento inicial do que futuramente será um complexo educacional que tomará a arquitetura como elemento educacional fundamental.