- Área: 302 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Alufran, Anibal ABBATE, Hormigones Uruguay, TERMOCAL
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se localiza em um lote inclinado de frente para o mar e foi concebida como uma grande cobertura suspensa sobre um maciço de concreto que se integra à topografia natural do terreno. O concreto armado aparente foi utilizado para resolver a estrutura e o envoltório da casa, aproveitando as possibilidades do mesmo e a resistência aos agentes externos, como a maresia.
No bloco inferior buscou-se a sensação de uma caixa maciça de concreto, enquanto no pavimento superior se estabelece uma cobertura com a menor espessura que o material permite, que flutua gerando um espaço completamente envidraçado. A cobertura, levemente inclinada em direção ao fundo do lote, descarrega suas águas na floresta, gerando uma espessa e sonora cortina de água de chuva.
A casa se desenvolve em três pavimentos organizados em duas grandes áreas, os dois primeiros pavimentos sólidos e menos permeáveis contêm os ambientes íntimos e serviços da casa, enquanto o segundo pavimento, transparente e totalmente aberto, aloja a ativa vida social dos residentes. A entrada na casa ocorre através de um caminho de pedregulho natural em meio à vegetação e por baixo de um grande beiral que protege os veículos e que, por sua vez, contém a piscina e o terraço do pavimento superior.
A escada de altura tripla funciona como coluna vertebral, articula e concentra as circulações, relacionando todos os espaços e níveis. Paralelamente, uma escada externa conecta o térreo com o terraço posterior do último pavimento, vinculando os espaços externos sem necessidade de passar pelo interior da casa.
No pavimento inferior, semi-enterrado, projetou-se um grande ambiente único flexível, destinado a diversos usos (estúdio, hóspedes, aluguel temporário) com possibilidade de subdividi-lo e com entrada independente. Além disso, nesse andar estão a lavanderia, cômodos de serviço, depósitos e sala de máquinas com uma segunda entrada independente. No primeiro pavimento estão os ambientes mais íntimos, três dormitórios e três banheiros, pensados de forma a permitir modificações em suas divisórias para adaptar os ambientes à quantidade de ocupantes, com entrada independente também a partir da escada externa.
O último pavimento toma a máxima altura possível pela legislação e se projeta como um único grande espaço, totalmente aberto e contínuo, com uma ilha de serviços onde se encontram cozinha, despensa, sanitário e churrasqueira. Este espaço se expande através de dois grandes terraços, um em relação direta com o arvoredo que ocupa o fundo do lote e contém a churrasqueira, e outra que avança em direção à praia, onde encontra-se o solário com a piscina de borda infinita. Dessa forma, a área social da casa permanece em contínua relação com o exterior, com vistas abertas sobre o mar e um recuo adequado em relação à rua e à circulação de veículos.