Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Novo Aeroporto de Vitória – o Aeroporto Eurico de Aguiar Salles - com projeto assinado pelo Bacco Arquitetos, está pronto. Formado por quatro edificações, Terminal de Passageiros (TPS), Edifício do Corpo de Bombeiros (ECB), Torre de Controle (TWR) e Central de Utilidades (CUT), além de estacionamentos, portarias e o sistema viário de acesso, o partido do projeto se estruturou em um eixo central longitudinal em concreto que funciona como “coluna vertebral” do edifício concentrando áreas técnicas e circulações verticais.
Nesse bloco central se ancora a estrutura metálica das duas grandes coberturas. A estrutura mista proposta procura o contraste entre as técnicas: a leveza do aço e a maleabilidade do concreto. Além de promover grande flexibilidade na organização do programa, permitindo ajustes, mesmo que a longo prazo, sem interferência no conceito inicial do edifício.
O esquema de distribuição das funções – Check-in e Desembarque no térreo, Embarque, atividades comerciais e administrativas no superior – permitiu resolver de modo eficiente os fluxos do terminal criando espaços fluidos e com grande transparência. Os vazios centrais, o grande pé-direito e a simplicidade formal do prédio colaboram para uma fácil percepção do espaço, facilitando a orientação do usuário do TPS.
A forma vagonar do edifício e sua orientação Sul-Norte (eixo de expansão futura) possibilitou a criação de “pólos de atração”, como o terraço da praça de alimentação com vista para o mar e para o eixo de aproximação dos aviões.
A cobertura do TPS foi concebida em telhas metálicas, de forma curva de modo a evitar reflexos pontuais nas aeronaves, em cores fortes constituindo os desenhos da quinta fachada, fundamental para aeroportos.
As pistas de pouso e decolagem foram ampliadas, com a extensão passando de 1.750 m para 2.058 m, visando atender voos internacionais. O projeto ainda prevê um pátio para trânsito e estacionamento de aeronaves com 45,3 mil m² e dez novas pistas de taxiamento. O objetivo do projeto é ampliar a capacidade do terminal capixaba de 3,3 milhões para 8,4 milhões de passageiros por ano.
A Bacco também assinou o projeto do Novo Terminal do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), citado como um dos melhores do mundo pelo Airports Council International, sendo o único aeroporto brasileiro da lista, na relação de aeroportos que recebem entre 5 e 15 milhões de passageiros por ano.