-
Arquitetos: Paul Lukez Architecture
- Área: 2200 ft²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Greg Premru
-
Fabricantes: AutoDesk, Electro, Fantech, Jeld-Wen, Mitsubishi Electric, Pella EFCO, Runtal, Schöck, Simpson Strong Tie, Sonnen, Timber Tech, Trimble, ZipWall
Com Energia Natural
A Casa Jenson-DeLeeuw em Harvard, Massachusetts, conta com um espaço de 200 m² que gera energia renovável suficiente para sustentar as necessidades energéticas da casa e ainda alimentar totalmente um veículo elétrico. Tudo isto é possível graças a sistemas de energia renovável com baterias solares e princípios de design passivo integrados. Enquadrada numa paisagem rural, esta casa apresenta estratégias para obter autonomia energética, ao mesmo tempo que oferece espaços habitacionais contemporâneos amplos e luminosos. O investimento no sistema solar e de baterias permite um retorno (IRR) superior a 10%.
Gerar Energia Limpa
Terminada em 2018, a casa encontra-se cuidadosamente posicionada num local ligeiramente inclinado, permitindo uma exposição solar ideal aos seus painéis solares e espaços interiores. A rede energética da casa gera 21000 kWh anualmente através de 56 painéis solares fotovoltaicos fabricados pela LG. A energia excedente gerada ao longo do dia é armazenada em dois grupos de baterias de 16 kWh fabricadas pela Sonnen, um fabricante de baterias alemão.
Os painéis solares e as baterias alimentam três mini-unidades de climatização que fornecem aquecimento ou arrefecimento, conforme necessário. O sistema de baterias, diariamente monitorizado, consegue armazenar energia excedente para ser consumida à noite e nos dias mais frios. A casa possui uma certificação HERS de -23, indicando que gera 23% de energia a mais do que uma casa de dimensões semelhantes deste tipo precisaria. Os proprietários ficam, assim, com bastante energia de reserva e a baixo custo. As baterias armazenam energia suficiente para alimentar o veículo elétrico Chevrolet Bolt EV dos residentes.
Design Solar Passivo
As janelas amplas da parede virada a sul inundam o interior com luz natural e aquecimento no inverno. Os beirais protegem os espaços interiores contra a exposição e o aquecimento excessivos no verão. Os ambientes integrados e os tetos altos permitem que o ar circule através da casa, permitindo uma ventilação natural. No inverno, as janelas triplas, as paredes com isolamento e os acabamentos anti-infiltração otimizam o calor do sol em casa. No espaço de estar-jantar-cozinhar foi montado um fogão a lenha para oferecer aquecimento adicional nos dias de frio ártico extremo.
Paredes: Isolamento e Integração
As paredes são isoladas com o Zip System de alta eficiência da Huber Engineered Woods. Este sistema de revestimento e fita extensível dos painéis estruturais confere à casa um isolamento superior, criando ao mesmo tempo uma barreira integrada ao ar, água e umidade. Assim, é mais fácil eliminar a possibilidade de formação de umidade e de infiltrações de água. Em termos arquitetônicos, o revestimento exterior de madeira de cedro cinzento desgastada integra a casa no seu contexto rochoso e arborizado. O deck exterior, o pátio, os degraus e as barreiras da paisagem reforçam visualmente a ligação da casa à natureza.
Um Protótipo Com Mais Energia para Viver Com Menos Carbono
O design desta casa vai além das metas de carbono zero, gerando mais energia do que necessita, tanto que a energia que produz em excedente alimenta um veículo elétrico. O carro e a casa estão ligados numa nova equação de sustentabilidade, em que a energia gerada, a energia armazenada, a energia consumida pela casa e a energia consumida pela mobilidade são reconsideradas e reequilibradas de forma a reduzir a pegada de carbono. Se considerada de forma holística, esta nova equação oferece novas oportunidades de design e inovação que beneficia igualmente os utilizadores, a sociedade e a natureza.