-
Arquitetos: Architetto Alfredo Vanotti; Architetto Alfredo Vanotti
- Área: 300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Marcello Mariana fotografia
-
Fabricantes: Sky-Frame
Descrição enviada pela equipe de projeto. A sensação de minimalismo da Casa G torna a visita a esta residência uma experiência sob medida no norte da Itália, um momento verdadeiramente relaxante. Seu arquiteto, o italiano Alfredo Vanotti, com escritório em Sondrio, admite que teve como objetivo criar um espaço que pareça calmo e em contato com o exterior, como um 'terraço habitado', diz ele. Quando seu cliente se aproximou solicitando uma casa em um belo terreno entre vinhedos, em uma cidade histórica no lado Retiano dos Alpes, o arquiteto aproveitou a oportunidade.
O cliente descreveu uma casa que seria " simples e relaxante", e Vanotti cumpriu com as exigências de uma arquitetura modernista e da relação com as montanhas próximas (em particular as longas vistas para os Alpes Bergamascos). Ao criar longas extensões de aberturas cobertas de vidro e posicionar a estrutura de uma maneira que segue sua trama alongada - cujo lado mais longo está voltado para as colinas e montanhas próximas, o arquiteto conseguiu criar uma casa que captura o sol ao longo do ano e em todas as estações.
Uma piscina infinita de 35 metros de comprimento corre paralela à forma limpa e ortogonal da casa, e reflete os arredores, enfatizando a linearidade etérea da edificação. Construída principalmente em concreto e vidro, a estrutura utiliza aberturas com um sofisticado sistema suíço de janelas deslizantes sem moldura, uma das quais abrange impressionantes 35 metros e toda a sala de estar, com vista para a água.
Isso habilmente acentua o senso geral de clareza e simplicidade do projeto. "O resultado é uma casa quase invisível que se mistura ao terreno, onde você pode desfrutar da tranquilidade da paisagem", diz Vanotti.