- Área: 2203 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Aitor Estévez
-
Fabricantes: Cortizo, Iris Ceramica, Marca Siber DFSKY1, Porcelaingres GmbH, Sistema Eterboard - Naturvex, Sistema de Aislamiento Térmico por el Exterior (SATE)
Descrição enviada pela equipe de projeto. O bloco residencial está localizado no centro urbano da cidade de Terrassa (Barcelona). Trata-se de um terreno retangular que faz esquina entre duas ruas, uma delas com grande fluxo de circulação.
A esquina se transforma, portanto, em um dos pontos mais importantes do projeto, graças a sua elevada visibilidade, destinando-se no térreo ao uso comercial com uma fachada de vidro.
O cliente (investimento privado) nos exigiu duas premissas principais:
- Atingir o máximo aproveitamento do edifício em termos de área para a venda dos pavimentos;
- Criar um amplo leque de tipologias para abarcar um mercado maior.
Assim, o edifício consta de dois núcleos de escadas, cada um deles com sua altura correspondente à aplicação da legislação urbanística, assim como com acesso independente a partir da via pública. Além disso, o conjunto conta com um subsolo destinado a estacionamento para as unidades.
Os pavimentos superiores são destinados a apartamentos duplex com programa invertido - com os ambientes diurnos no espaço da cobertura e os noturnos no pavimento inferior - conseguindo, assim, que as áreas de estar gozem de maior qualidade espacial, melhores vistas, assim como de terraços abertos para a cidade.
A tipologia das residências de dois ou mais dormitórios aproveitam da fachada para a rua e do pátio interno, o que permite que tenham uma boa ventilação cruzada, acumulando os espaços de serviço na faixa central das mesmas.
Em termos de composição de fachada, optou-se por combinar vazios de dimensões variadas - de um, dois ou três módulos. Tais aberturas não estão necessariamente alinhadas e possuem um formato vertical cuja altura vai de laje a laje, incorporando elementos como o pilar e a caixa de persiana. A fachada se materializa com peças de porcelanato de grande formado, combinando duas cores, diversos formatos e disposições.
Na esquina gera-se uma mudança de plano incorporando uma espécie de tribuna, que se revela totalmente no primeiro e segundo pavimentos, enquanto o pavimento superior aparece fechado.