- Área: 800 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tamara Uribe
-
Fabricantes: Casa Italia, Chukum, Interalum, Marmoles del Sureste, Skysense
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Kutz é uma residência unifamiliar situada dentro do Yucatán Country Club, em Mérida, Yucatán. Projetada para funcionar como casa de veraneio e como um segundo lar para o cliente e sua grande família, o conceito foi fazer um espaço prático, de baixa manutenção, onde fosse possível separar os espaços privados e sociais e funcionar de forma isolada. Em um terreno de 1200 m² de formato trapezoidal, com duas frentes para a rua, a casa conta com 800 m² construídos. Pela casa estar localizada em uma cidade com clima extremo, tomou-se cuidado com todos os detalhes relativos ao isolamento, buscando sempre proteger a casa na orientação oeste e ter aberturas na volumetria de acordo com a trajetória solar, com a intenção de proporcionar ventilação cruzada em todos os espaços, através de terraços e pátios internos.
O projeto se organiza em três volumes orientados ao norte, onde os espaços internos demandados pelo usuário foram configurados de acordo com a relação entre cada um e seu grau de privacidade. No volume nordeste encontra-se o dormitório principal no térreo e os dois quartos secundários no pavimento superior, enquanto no volume sudoeste estão a cozinha e as áreas de serviço no térreo, além de dois dormitórios no andar de cima. Ambos os volumes se ligam ao exterior por meio de uma viga de concreto armado que cria sombra na área de terraço e piscina.
O volume central, com altura de 8 metros, concentra as áreas públicas, salas de estar e jantar, além do bar, que é o coração da casa. Buscamos a integração com o exterior através desse volume. A ideia era que ele se abrisse para o terraço e tivesse um brise na parte superior para ajudar na circulação de ar e criar um efeito chaminé. Os materiais utilizados em toda a fachada foram paredes duplas de bloco de concreto com acabamento Chukum, que é uma leguminosa predominante em toda a península de Yucatán, de alta durabilidade e pouca manutenção. Da mesma forma, os espaços internos também foram feitos em bloco de concreto com esse acabamento.
Ainda em relação aos materiais, os pisos são de mármore travertino em todos os espaços internos e de porcelanato nos externos. Toda a carpintaria é de madeira de tzalam tratada, tanto nas portas, quanto nos closets, para uma maior durabilidade. O percurso interno ordena os espaços privados e públicos, unindo-os por meio de áreas de estar e descanso. A forma externa reflete alguns dos espaços internos, enquanto outros permanecem escondidos, em um jogo de privacidade, buscando refletir essa privacidade nas fachadas sólidas com vizinhos, e abrir-nos com maior permeabilidade ao terraço com a piscina e o jardim.