-
Arquitetos: Pinasco/Ortiz Rombola
- Área: 260 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Ecowin, Estructurales Ranquel, Sierz, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno escolhido para a moradia é amplo, com uma frente ampla que diminui em direção à área traseira, o que nos permitiu projetar uma grande fachada principal, com vários cômodos da casa com vista para o jardim.
Por um lado, a casa foi projetada como um volume compacto, com uma fachada fechada para a rua. Procurou-se gerar um conjunto de planos com concreto, um recurso usado para brincar com o projeto e a localização das aberturas que ventilam o núcleo de circulação, e também para conceder um pouco de privacidade e protegê-lo da incidência direta de raios solares. Por outro lado, em sua fachada traseira, a casa perde essa robustez e se abre completamente para o jardim.
A solidez da fachada é desmaterializada nos remates, e surgem terraços cobertos com pérgulas em concreto aparente, o que confere ao grupo alguma transparência e leveza.
A principal ideia na materialização da casa era escolher texturas e materiais em seu estado natural e bruto, contemplando a própria velhice. Participando tanto no protagonismo exteriorcomo no interior da casa, também aparecendo nas escadas, ilha da cozinha, balcão do banheiro, etc.