-
Arquitetos: Behnisch Architekten
- Área: 52000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:David Matthiessen
-
Fabricantes: Adobe, Atlas Schindler, AutoDesk, BOS GmbH Best of Steel, Boon Edam, CBL Chemobau Industrieboden, ECO Schulte & Co KG, Findeisen GmbH, GEZE, Gerflor, Gutmann, Kahrs, Lindner, MAARS, McNeel, Neuform-Türenwerk Hans Glock GmbH, Pagolux Interieur GmbH, RAICO, Renz System, Schüco, +2
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Adidas ARENA conforma um marco distinto no campus da adidas World of Sports em Herzogenaurach, na Alemanha. O novo prédio de escritórios e recepção marca a entrada principal do campus, recebendo visitantes da sede do World of Sports do grupo adidas e conferindo-lhe uma forte identidade visual. A arquitetura é funcional e expressiva, sua forma escultural enfatiza a paixão pelos esportes que a marca representa. Uma área útil de 52.000 metros quadrados fornece a quase 2.000 funcionários um espaço de trabalho moderno e sustentável, organizado sob princípios orgânicos e flexíveis.
O conceito por trás do edifício se baseia em uma interação equilibrada entre transparência, paisagem e um conceito moderno de trabalho baseado na comunicação e interação nos campos profissionais, bem como na capacidade de resposta a desenvolvimentos futuros. O resultado é um marco impressionante formado por um volume abstrato que abriga três pavimentos com espaços para trabalho que pairam sobre uma paisagem modelada. O edifício, que é em partes acessível ao público, esculpe esta colina de pavimentos, a qual sinaliza a entrada do edifício e leva a um vasto átrio luminoso adequado para uma variedade de eventos.
O coração da arena é a dramática escada flutuante situada no átrio. Elevando-se através da luz brilhante e espaçosa, a escada leva os funcionários aos três andares de escritórios e oferece vistas interessantes tanto para o átrio, quanto para o exterior, através do terraço, e também para os escritórios. O objeto funciona como uma “rua principal” central que une esses três níveis vertical e horizontalmente para criar um espaço ativo e suspenso no ar.
Em cada andar, essa circulação central fica ao lado de seis cubos de cozinha, representando seis “cidades principais” caracterizadas por materiais, cores e tipos de móveis distintos, para formar endereços individuais dentro do edifício. Estas particularidades tomam forma e se estendem para o espaço de trabalho, incentivando o desenvolvimento de identidades locais diferenciadas, de acordo com o conceito de “cidades-chave”. Nos três pavimentos, as áreas de trabalho se alternam com as áreas para reuniões formais e informais, e zonas de lazer. Eles são organizados como aglomerados variados em torno de poços de luz de tamanhos diferentes, otimizados para fornecer ampla luz natural.
A fachada foi equipada com um sistema de controle solar e sombreamento especialmente desenvolvido, adaptado à orientação de cada fachada, a qual otimiza a interação entre a máxima transmitância de luz, inclusive no inverno, e o ganho mínimo de calor. O sistema de sombreamento externo fixo consiste principalmente de folhas opacas e perfuradas montadas em uma moldura de alumínio. Graças à sua implementação de padrões atualizados de eficiência energética e ao uso extensivo de materiais recicláveis, o edifício foi submetido à certificação LEED Gold.
O projeto arquitetônico, que representou um desafio significativo em termos de engenharia estrutural, foi realizado com uma construção de aço e concreto. Por suas realizações em engenharia estrutural, o edifício ARENA foi homenageado com o Prêmio de Engenharia da German steel construction industry association bauforumstahl e. V. no início de 2019.