- Área: 1115 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Prashant Bhat Photography
-
Fabricantes: BoConcept, Cassina, Fanzart, Flos, Foscarini, Grohe, HMG Marbles, Moooi, Nolte kitchens, Saint-Gobain, Turri, Western India
Descrição enviada pela equipe de projeto. As estradas sinuosas e estreitas no distrito de Malapuram, em Kerala, levam ao local com vista para a exuberante plantação de borracha, abundantemente cultivada dentro e ao redor de encostas, camuflando a Casa Inclinada.
Espalhada por um hectare de terra, a casa tem um projeto tropical moderno, amalgamado com a arquitetura tradicional local. O projeto da casa utiliza as extensões do lote, tendo um planejamento espalhado. O projeto acomoda as demandas da Família, cujo principal pedido era a criação de espaços diferenciados para hóspedes e famílias. Isso claramente leva à formação de dois blocos, um para os hóspedes e outro para a família, conectados entre si por uma vida semi-privada.
O bloco de hóspedes abriga uma sala de estar, uma sala de oração e um quarto de hóspedes dispostos de forma linear. A presença da sala de oração levou o arquiteto a alinhar o bloco ao longo da direção tradicional da oração, criando assim uma inclinação e rompendo o eixo paralelo inicial entre os dois blocos, daí o nome "Casa Inclinada".
As vistas da horticultura minimalista combinadas à pavimentação dura e macia em torno da casa são outra dimensão adicionada ao projeto. Os quartos são bem iluminados e arejados, com grandes espaços abertos ao redor. A inclinação sutil do telhado de telha de estilo tradicional de Mangalore torna a varanda de entrada e os espaços internos bem proporcionados em termos de pé-direito. A vida semi-privada conectada é um espaço aconchegante com portas que levam à paisagem de ambos os lados.
Ao entrar no bloco da família, através desse espaço de transição, a pessoa é acolhida por uma ampla sala de estar e jantar. O arranjo linear de espaços continua com a colocação da escada, seguida por 2 quartos de um lado e uma cozinha do outro. A linearidade na disposição dos espaços traz iluminação e ventilação naturais.
Escadas de madeira, aço e concreto exposto, com degraus abertos, sobem para o primeiro andar. Como um elemento único na casa, a escada tem uma grade de aço com um padrão tradicional de escultura em madeira, o que é uma adição sutil, mas impactante. Localizados no primeiro andar, estão os dois dormitórios e uma piscina linear.
A fachada voltada para o sul do quarto e o corredor que leva aos dormitórios foram adornados por persianas para evitar o brilho intenso e o calor do sul, mas criando um dramático jogo de luz em todo o corredor, piso e paredes do quarto.
O uso do telhado tradicional de Mangalore, juntamente com um revestimento interno de madeira compensada, ajuda a isolar os quartos do forte calor do verão. A paleta de materiais foi mantida com o mínimo: aço, madeira e concreto exposto como materiais primários. Poucos elementos diferentes, como paredes de tijolos de barro expostos e piso de mármore de mosaico natural agregam valor à qualidade dos espaços.