-
Arquitetos: Site-Specific: Architecture & Research (SS:AR) ; Site-Specific: Architecture & Research (SS:AR)
- Área: 682 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Usssajaeree Studio
-
Fabricantes: At In Design And Construction, AutoDesk, COOLPLANWORKSHOP, SCG, Sivilai Bricks, TOA, Trimble Navigation, VISTA Flooring
Descrição enviada pela equipe de projeto. Chiang Mai é uma cidade ao norte da Tailândia com fortes tradições artísticas e artesanais que são transmitidas por gerações. O tijolo era um material de construção comum para muitos templos e edifícios históricos da cidade, no entanto, muitas vezes foi negligenciado no projeto arquitetônico contemporâneo. Além do estilo único de Lanna no norte da Tailândia, Chiang Mai também é uma cidade vibrante e moderna, com jovens comunidades artísticas e galerias de arte.
O desenho geral da residência é inspirado no layout espacial das casas tradicionais tailandesas, onde a cozinha, a sala de estar, os dormitórios de hóspedes e o dormitório principal são separados em várias unidades, resultando em um grupo de volumes conectados através de uma área comunitária externa.
A casa propõe um uso contemporâneo do tijolo como principal material de construção da arquitetura doméstica. Ele não é usado uniformemente, mas seus padrões variam e se tornam mais complexos à medida que se transita pelo complexo.
Os serviços estão contidos em um bloco branco simples. A entrada principal leva à sala de estar em uma seção de tijolos. Entre a sala de estar e os serviços, há o bloco branco simples, com azulejos de terracota que contém quartos de hóspedes e uma cozinha. Do outro lado do pátio, está a área mais privada da casa: o dormitório principal.
O padrão de tijolo que circunda esta seção do complexo brinca com o movimento dos visitantes. Dependendo do ângulo de visão, o mesmo padrão forma uma gradação de sólido a perfurado, dando a impressão de que o tijolo pode ser leve e forte. Amplos degraus acima do dormitório principal oferecem assentos para apreciar a paisagem durante o dia e organizar uma projeção ao ar livre à noite.
O tijolo também é usado em recursos interiores. No centro da sala, uma parede de tijolos curvos e uma divisória do mesmo material podem ser movidos para esconder a despensa e o banheiro.
Enraizada na aspiração de Site-Specific: Architecture & Research (SS: AR), esta modesta casa de três dormitórios é o resultado da colaboração entre arquitetos e artesãos locais, entre o trabalho através de desenhos, testes e modelos na escala 1:1 e entre aprender do contexto local e adaptar-se às necessidades modernas.