- Área: 398 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nicolás Saieh
-
Fabricantes: European Windows, MK
Descrição enviada pela equipe de projeto. A topografia do terreno em que a casa Morro da Cruz foi construída apresenta uma importante irregularidade entre a rua e o jardim, característica usada para criar uma indireta e solene subida em direção à porta de entrada.
Essa inclinação eleva o piso base do edifício, fazendo com que pareça mais alto do que realmente é. A casa nega a vista para o sul e vira quase completamente para o norte, onde são encontradas as melhores vistas para as colinas e de onde é obtida a melhor iluminação natural.
Da rua, um grande muro de pedra é o único elemento visível, sua escala e seu caráter brutalista são uma indicação do que será experimentado no interior. Um corredor com altura tripla, disposto transversalmente no centro da casa, distribui-se pelos principais recintos do norte e os secundários do sul.
Dela você pode ver vários pátios e principalmente janelas verticais, onde predominam materiais nobres: concreto, pedra e carvalho natural. O estar principal da casa, juntamente com o terraço a seguir, conforma um quadrado em planta com suportes e cercas muito precisos, o que dissipa o limite entre o interior e o exterior.