-
Arquitetos: Buró4, Gabriel Verd Arquitectos
- Área: 14975 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Jesús Granada
-
Fabricantes: BANDALUX, Barry Alloc, Daisalux, ESCOFET, Gecol, Grohe, Industrias Imar, Isover, KOMPAN, Knauf, La Paloma cerámicas, Lamp Lighting, Porcelanosa Grupo, Roca, Technal, UrbanPlay
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto começa em meio a mudança do ciclo econômico do país após a crise. Era necessário propor um empreendimento imobiliário diferente ao que até então era considerado válido naquela área e incluído em um planejamento parcial obsoleto. Este plano propôs um desenvolvimento por meio de blocos com pátios de ventilação interior onde a orientação das casas ou a organização das áreas livres não era a prioridade.
Para modificar esse Plano Parcial, foi necessário elaborar um estudo detalhado no qual foi proposto um tipo diferente de implantação, uma inovação compatível com o atual PGOU que contribuiria para um novo modelo de cidade. Para isso, optamos por uma volumetria mais eficiente e sustentável do que o tradicional bloco “H” com pátio. Baseou-se em duas premissas fundamentais, priorizar a orientação das casas e obter um espaço ao ar-livre de qualidade.
O Habitat Boulevard é então considerado um complexo residencial em torno de um espaço livre de escala urbana, um tamanho quadrado equivalente às referências sevilhanas, também conhecido como Pátio de Banderas, localizado próximo ao Alcazar. Em torno desta praça, o edifício está organizado. Aposta-se em um modelo de construção de 12 metros que permite desenvolver residências com ventilação dupla e iluminação com todas as suas salas de estar voltadas para a fachada.
Lounges e terraços têm as melhores orientações. Existem três materiais que conferem ao todo sua característica e imagem de identificação. Para a fachada e a treliça dos pátios particulares dentro do bloco foram utilizados tijolos; para a estrutura aparente é escolhida a textura e o acabamento do concreto. Por fim, uma chapa de aço microperfurada com um perfil em ziguezague é usada para compor a treliça das cozinhas e lavanderias.
O jogo de luz e sombra na textura desses três materiais confere ao todo uma imagem rica e mutável ao longo do dia, uma textura que evolui com as horas e pela qual o Habitat Boulevard é reconhecido. Essa percepção das texturas também está mudando de acordo com a distância... nas proximidades, você pode ver a execução cuidadosa da telha de tijolo, o toque do concreto ou a geometria em ziguezague da chapa que, com a distância, é diluída como os fios de uma tapeçaria para dar lugar às formas que mostram os grandes volumes do edifício.