- Ano: 2019
-
Fotografias:André Mortatti
-
Fabricantes: Deca, Neobambu
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 120m², situado na Vila Madalena, São Paulo, precisava de uma reforma geral, visto que estava com acabamentos, instalações e layout originais, datados para uma época de outras necessidades.
Para valorizar o imóvel e reconfigurar o layout para as necessidades atuais algumas soluções foram adotadas: O Banho1 não possuía tamanho suficiente para novo layout, por isso aumentamos a área do box, fazendo com que ele ficasse enclausurado e fora da vista, garantindo privacidade na hora do banho.
Na Suíte Master, avançamos 60cm para dentro da sala, ganhando um corredor de armário, suficiente para um casal. No banho da suíte utilizamos o espaço do antigo armário para a nova e maior bancada, invertendo o layout do quarto, que antes só era possível de uma maneira.
Demolimos toda ligação entre sala cozinha, movendo esta, antes escura e enclausurada, para a espaçosa e iluminada área de serviço, que agora ocupa o espaço do dormitório de funcionário, que em pleno século 21 é completamente fora de contexto em um apartamento dessa metragem.
Como utilizamos o banho serviço para instalar o maquinário da climatização, pois não era permitido instalar a condensadora fora, acabamos transferindo este para a antiga despensa. O espaço do maquinário também serve de locker de limpeza.
Com a abertura total da ligação entre sala e cozinha, mantivemos a caixa do lavabo como elemento de destaque, revestida com uma chapa de mdf perfurada laqueada desenhada por nós. Utilizamos as vigas como diretrizes da nossa estética, trabalhando os volumes a partir do que era imutável.
Na escolha de não rebaixar o teto, já que a altura do pé-direito é limitada, utilizamos os trilhos de iluminação, permitindo o ajuste às mudanças de layout. Reforçando uma das características do nosso escritório, o mobiliário é "descolado" da alvenaria e garante fluxo em quase 100% do perímetro.
Na paleta de cores neutras e atemporais, os traços de arquitetura escandinava mesclam com peças de design contemporâneo brasileiro. Para aquecer o ambiente e contrastar com as paredes brancas e marcenarias em tons de cinza, foi instalado réguas de Carvalho (Neobambu). Um retrofit total, trazendo o apartamento dos anos 80 para o presente...e adiante.