-
Arquitetos: STUDIO DLUX
- Área: 3700 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ivan Araújo
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Cozimoveis, Fabrica Jangada, Vidroseg
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Bernoulli Go é a nova unidade do grupo de educação Bernoulli, dedicada aos menores. Ésta é a primeira unidade do grupo que atende crianças na primeira infância. Para este projeto o Studio dLux foi convidado para realizar o projeto em um edifício no Bairro de Santo Antônio em Belo Horizonte. O edifício, que já foi utilizado para a indústria e escritórios era antigo e possuía estrutura de concreto aparente, lembrando uma grande indústria. O grande desafio do projeto já estava aí, transformar esse tipo de edifício em uma escola inovadora e lúdica que impressionasse, alunos e os pais dos alunos.
O edifício existente tinha alguns problemas para se tornar uma escola:
1. o pé direito dos andares era muito baixo, perto de 2.40m por andar. Isso dificulta bastante na estrutura da escola que precisa de amplos ambientes.
2. A iluminação natural do prédio era ruim devido ao pé-direito baixo e da falta de aberturas, porém o prédio contava com dois átrios centrais abertos que poderiam se bem utilizados dar melhor iluminação natural aos ambientes.
3. A falta de espaço para a colocação de uma quadra poliesportiva para os alunos.
4. Nos locais perto da fachada frontal e traseira a incidência de luz natural era enorme e sem proteção nenhuma, o que causaria problemas para as salas de aula que ficassem neste lugar.
Para a resolução destes problemas, tentamos abrir ao máximo partes do edifício que davam para os átrios centrais, fazendo com que todos os ambientes, direta e indiretamente aproveitassem o máximo de iluminação natural. Isso já ajudou bastante na sensação de um pé-direito baixo, mas, além disso foram usadas cores mais claras nos corredores e salas de aula, deixando as cores mais escuras, apenas para os pilares, isso fez com que os elementos lúdicos se destacassem e fizessem tirar um pouco o foco de um ambiente mais fechado. Para a quadra poliesportiva conseguimos aproveitar o terraço do prédio, criando uma nova estrutura adicional para abrigar a quadra e uma playground externo.
A criação deste novo terraço criou um ótimo espaço ao ar livre para os alunos aproveitarem nos intervalos. O edifício manteve as circulações verticais existentes e criou uma caixa de elevador em um dos átrios. Dessa forma criamos diferentes circulações pelo edifício, permitindo que as crianças tenham diferentes percepções de caminhos dentro da escola, e faça com que seja dividido o fluxo de alunos nos horários de pico como saída e entrada das aulas. Para aproveitar o melhor da iluminação natural e utilizar de forma inteligente, os átrios do edifício receberam uso, formando espaços ao ar livre para atividades da escola.
Os dois principais tem acesso pela biblioteca, funcionando como uma extensão dela. Curioso detalhe de que as áreas externas tem piso com o desenho da lemniscata, símbolo da escola, que pode ser visto nas fotos aéreas. O edifício em sua configuração vertical ficou dividido em: subsolo – garagem, apoio, área dos funcionários, cantina e playground externo / térreo – recepção, administrativo, biblioteca, átrios e sala dos mais novos / 1º andar – sala dos maiores, sala dos professores, espaço maker e sala de artes/ 2º andar – salas de atividades diversas como judô e ballet, auditório e diretoria / terraço – quadra, playground externo e horta dos alunos.
A fachada do prédio, que tinha uma grande incidência de insolação recebeu brises na estrutura existente de concreto, nas cores da escola, que filtram a luz solar de modo a dar mais qualidade da luz natural as salas viradas para a fachada. Além disso foi reformado toda a entrada do edifício pensando na entrada e saída de veículos e pedestres nos horários de saída e entrada dos alunos. Todo o projeto dos mobiliários foi desenvolvido pelo Studio dLux foi todo produzido com makers locais, sempre através da fabricação digital, utilizando formatos e cores que condizem ao programa pedagógico da escola.