![Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Cerca, Terraço, Corrimão, Jardim](https://images.adsttc.com/media/images/5d8b/4af7/284d/d1be/cc00/006f/medium_jpg/P_E_1229-0110-E_MEDIA.jpg?1569409774)
-
Arquitetos: Bárbara Barbi Arquitetura, Murad Sarrià Arquitetura; Bárbara Barbi Arquitetura, Murad Sarrià Arquitetura
- Ano: 2019
-
Fotografias:Gustavo Xavier
-
Fabricantes: Amém Casa, Arcelor Mittal, Atelie Rodrigo Calixto, Divinal Vidros, Galeria Celma Albuquerque, Líder Interiores, Macal Madeiras, Marcenaria Santa Cecília, Marmoraria Phoenix
![Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Jardim](https://images.adsttc.com/media/images/5d8b/4a9d/284d/d1be/cc00/006a/newsletter/FEATURED_IMAGE.jpg?1569409684)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os jovens arquitetos cariocas Murad Mohamad (28) e Jessica Sarrià (28), foram os vencedores da edição mineira do Archathon, concurso de arquitetura voltado para profissionais em início de carreira. O concurso contou com 250 projetos inscritos e a premiação foi uma generosa área externa de 200 m2 na 25ª Casa Cor Minas. Jessica e Murad, que já têm seu próprio escritório NO Rio de Janeiro, contaram com a parceria da arquiteta mineira Bárbara Barbi (26) para este projeto. O trio é responsável pelo espaço OCA, no Palácio das Mangabeiras, obra de Oscar Niemeyer erguida nos anos 50 em um terreno de 42 mil m², em Belo Horizonte.
![Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Cerca, Terraço](https://images.adsttc.com/media/images/5d8b/4ad5/284d/d1be/cc00/006d/newsletter/P_E_1229-0086-E_MEDIA.jpg?1569409740)
![](https://images.adsttc.com/media/images/5d8a/c8c2/284d/d167/6d00/016f/newsletter/Planta_Deck_copy.jpg?1569376398)
![Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Mesa, Cerca, Terraço, Jardim, Pátio, Aido](https://images.adsttc.com/media/images/5d8b/4b43/284d/d1d3/0f00/00f2/newsletter/P_E_1229-0338-E_MEDIA.jpg?1569409850)
Batizado de OCA, a área externa que tem como plano de fundo a Serra do Curral, foi concebida com o intuito de proporcionar ao público uma experiência sensorial e de conexão com a natureza. "A Serra é muito bonita além de muito importante, a luz varia muito ao longo do dia, gerando diversas tonalidades. Desde o começo, sentíamos o desejo de criar um espaço de contemplação do local”, completa Murad. O trio se apropriou de formas naturais para criar o projeto, de modo que o espaço se integrasse com a natureza ao invés de destoar dela ou encobri-la de qualquer forma. A estrutura vertical é uma espiral composta por 420 ripas de metal oxidado sobre um deque de madeira. O conceito por detrás da OCA aliado à união entre as matérias primas e a ausência de linhas retas, forma um design totalmente orgânico no estilo Burle Marx.
![Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Fachada, Jardim, Terraço, Aido](https://images.adsttc.com/media/images/5d8b/4b64/284d/d1d3/0f00/00f3/newsletter/P_E_1229-0405-E_MEDIA.jpg?1569409881)
“A OCA é uma escultura. Ela é o núcleo do projeto como um todo, mas o deck em si é composto por outros ambientes que criamos com base nos ideais do projeto, composto por sofás, chaises e mesas. O projeto ainda conta com um jardim desértico criado pelo nosso paisagista, Wanderlan Pitangui, tornando o projeto mais do que um ponto de contemplação para os visitantes, mas também um ponto de estar e relaxamento”, explica Jessica.
“A natureza também norteou intensamente a escolha dos materiais. A paleta de cor adotada no projeto remetem à montanha, que é um elemento onipresente no local”, acrescenta Barbara.
![Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Jardim, Terraço](https://images.adsttc.com/media/images/5d8b/4b34/284d/d1be/cc00/0071/newsletter/P_E_1229-0258-E_MEDIA.jpg?1569409835)
Poucos metros à frente há um extenso corredor também projetado pelo trio que, com o desejo de fugir da obviedade de que ele fosse apenas um espaço de passagem, acabou criando o ponto mais instagramável da mostra. O corredor, conta com um painel ripado em fita com espelhos estrategicamente posicionados para refletir: a OCA, a Serra dos Curral, as cores do pôr do sol, as pessoas e os movimentos e luzes do evento. À frente do espelho, no teto do corredor, estão presos por cabos franceses balanços feitos de madeira queimada, do designer carioca Rodrigo Calixto, hot spot de selfies e todo o tipo de publicação em mídias sociais.
![Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Madeira, Cerca](https://images.adsttc.com/media/images/5d8b/4b25/284d/d1be/cc00/0070/medium_jpg/P_E_1229-0241-E_MEDIA.jpg?1569409820)