- Área: 60 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Gabriela Daltro
-
Fabricantes: Artefacto Brasil, AutoDesk, Bontempo, Castelatto, CinexArch, Demuner, Google, Kohler, Placo, Portobello, Saint-Gobain, Sollos - Jader Almeida, Tidelli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trazendo uma linguagem praiana, que valorizasse ao máximo a vista para baía de todos os santos, os profissionais do escritório M100 Arquitetura, buscaram inspiração em Praia do Forte, localizada no litoral norte da Bahia. As escolhas dos arquitetos baseiam-se no conceito de um Home Family praiano, local para se reunir com a família, receber amigos, preparar bons pratos, celebrar as coisa boas da vida e viver momentos inesquecíveis. Foram definidos para esse projeto três pilares de sustentação: funcionalidade, estética e bem-estar.
Buscando fomentar as riquezas naturais da região, o escritório buscou trazer materiais simples que agregassem valores afetivos e que ficassem marcados na memória das pessoas que por ali passassem. Com isso, foram utilizados no projeto materiais como: Talisca de Palha de dendê, pedras naturais, tapeçarias de materiais orgânicos, madeira e cerâmicas, elementos abundantes na região. Para favorecer a vista da Baía de Todos os-Santos, o escritório optou pela utilização de esquadrias constituídas por esquadrias em madeiras de grapia, possibilitando assim um maior conforto térmico interno no ambiente.
Trazer a natureza para o ambiente foi um dos pré-requisitos dos arquitetos, durante a concepção do projeto, os tons de verde estão presentes no quartzito branco Casanova, dos vidros e laca aplicados na marcenaria, nas obras de arte que em conjunto possibilitam a trazer todo charme e sofisticação para o projeto. Valorizar os artistas locais também foi uma das premissas na escolha das obras de arte, com isso, contamos com a curadoria de arte da PenaCal Galeria, as escolhas foram por fotografias da série Barro e Pele, de Guto Esteves, nanquins de Maria Kruschewsky e uma obra de arte em homenagem ao artista baiano Caribé, completamente exclusiva, esculpida em parede de alvenaria, do artista plástico Gustavo Maciel.
A iluminação, projetada para criar cenas no ambiente foi utilizada de forma que pudesse valorizar cada material e objeto, utilizando luminárias de sobrepor com fachos de luz direcionáveis e fitas de led embutidos na marcenaria possibilitando uma luz indireta e aconchegante. O grande destaque fica para o pendente Bis, do design brasileiro Jader Almeida. Tendo um pé direito de 3.20, foi utilizada uma estante flutuante na parte de cima da ilha da área gourmet para romper a escala de altura no ambiente.
No mobiliário os profissionais buscaram peças no qual imprimissem sofisticação, sem perder a proposta de utilizar materiais que vangloriasse as belezas da arquitetura brasileira, com isso, a Artefacto Brasil e a Artefacto Beach&Country, lhes deram todo o suporte com sua escolha especial de mobiliários. Além disso, a Tidelli se fez presente com o balanço Kauai todo feito em corda naval, posicionado de forma que pudesse contemplar todas as belezas naturais da Baía de todos os Santos.