- Área: 1120 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Andy Spain
-
Fabricantes: AutoDesk, ITI Timspec, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Prefeitura de Martinborough é a realização de uma nova visão ousada que reúne seus múltiplos grupos comunitários em um abraço caloroso.
A identidade é importante em qualquer projeto comunitário. Para isso, é preciso entender as pessoas que vivem, trabalham e se envolvem nesse ambiente. A inspiração geral para o centro comunitário veio da paisagem única da região de Wairarapa, dos heroicos fundadores da cidade e da vibrante comunidade local. A restauração e extensão da prefeitura de Martinborough, de 106 anos, em um centro comunitário movimentado e polivalente, é o objetivo desse projeto.
A nova instalação abriga uma biblioteca, café, espaços de apoio na parte posterior, centro de visitantes e Plunket - um serviço nacional de saúde sem fins lucrativos que fornece apoio ao desenvolvimento, saúde e bem-estar das crianças com menos de cinco anos e de suas famílias. O centro une grupos com ideias semelhantes para alcançar uma concentração de atividades e oportunidades a fim de aumentar a interação entre grupos comunitários. O resultado é um ponto focal culturalmente animado e bem conectado no coração da praça da cidade de Martinborough. A resposta projetual atualiza a Prefeitura que é muito amada, fortalecendo fisicamente o edifício de maneira compreensiva e discreta, mantendo as qualidades do patrimônio existente e refinando a conhecida sequência de entrada.
A nova extensão refere-se à construção do patrimônio pela expressão de escala, justapondo a madeira e o aço leves, a estrutura transparente e aberta contra a forma robusta da prefeitura. Uma separação sísmica envidraçada fixa a extensão semelhante à varanda da prefeitura existente, reafirma o antigo e o novo. O desenho é concebido como uma estrutura simples de "varanda", inspirada no "pátio coberto", uma forma consistente e memorável de galpão refletida na paisagem rural de Wairarapa. Essa forma simples é articulada ainda mais pela coluna e viga expostas permitindo grandes vãos que resultam em espaços internos flexíveis. Em resposta ao clima de Martinborough, o 'pátio coberto' se estende para formar uma verdadeira varanda, oferecendo abrigo sobre a borda do novo playground externo. Os terraços horizontais formam um sutil espaço para eventos ao ar livre, semelhante a um anfiteatro.
A nova instalação representa uma resposta contemporânea ao vernáculo rural. O centro da comunidade parece familiar e convidativo, com uma simpatia doméstica que fornece o pano de fundo para o parque adjacente (empreendimento futuro) e promove conexões mais fortes com a praça Martinborough. Todas as alterações foram abordadas com o mantra de 'mínimo necessário'. A nova atualização e adições estruturais são compatíveis com o tecido original, mas suficientemente distintas para serem lidas como novos trabalhos. Uma verdadeira colaboração comunitária entre o Conselho Distrital de Wairarapa do Sul e o Waihinga Charitable Trust arrecadando US$ 2,3 milhões dos US$ 5,33 milhões gastos totais para concluir este projeto.