Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma casa de descanso, localizada na borda do lago Rapel, a duas horas da cidade de Santiago do Chile. O projeto é composto por três níveis. No pavimento superior estão os espaços comuns de estar, cozinha, jantar, terraço e serviços. Este pavimento possui uma cobertura, um plano inclinado que cria uma hierarquia entre os espaços com sua altura que vai desde os 4 até os 2,7 metros. No pavimento inferior, se situam os três dormitórios e banheiros, para deixar no último nível um espaço de estar versátil, com um segundo terraço que conecta com a margem do lago.
O projeto é composto a partir de uma estrutura principal de aço e concreto que intervém pouco sobre o terreno, que depois recebeu uma pele de madeira e vidro. Quisemos buscar soluções e acabamentos simples, mas dispostos de maneira eficiente, para criar um resultado ótimo para os usuários, com baixa manutenção e alta durabilidade, e, por último, comover a seus habitantes com a qualidade dos espaços e sua relação com a paisagem.
A proposta arquitetônica se organiza a partir de dois conceitos principais, são eles, as vistas ao lago e a conservação do entorno natural. Para atingir essas duas coisas a casa foi implantada perpendicularmente em relação à inclinação do terreno, gerando níveis de terraço pequenos e pontuais, para evitar grandes movimentos de terra e em três níveis compactos, para diminuir a ocupação e erosão do terreno, atingindo uma boa altura e boas vistas.
A ideia é integrar o volume arquitetônico ao entorno natural rodeado de árvores, como se ela nascesse do terreno. Nossa intenção foi estabelecer um diálogo harmônico entre o artificial e o natural. Os acessos foram desenhados como passarelas que conectam o edifício em seus diversos níveis com o terreno natural e seu caminho entre as árvores.