- Área: 297 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Alejandro Arango
-
Fabricantes: Argos, AutoDesk, Corona, Ladrillera Casa Medina, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi projetada para um lote rural que faz parte de uma montanha alta que desce ao Vale de San Nicolás, a leste de Medellín. O terreno foi transformado e planificado antes do início do projeto e, por isso, a ideia era que a casa preenchesse o vazio deixado pela movimentação de terra, enquanto também configurasse um pátio plano com os taludes existentes e tirasse proveito das melhores vistas disponíveis. As cores avermelhadas do solo tropical aparente e os tons verdes da vegetação nativa foram tomados como base para o desenho, além dos tons das paredes e a estrutura metálica aparente.
A casa se organiza por meio de uma sequência de quatro telhados paralelos e em duas águas: sob o primeiro, em um volume retangular, se distribui a casa principal, com vistas da paisagem à distância; sob o segundo, que funciona como pergolado aberto, se situa a garagem, o acesso à casa e ao pátio; sob o terceiro e quarto se posiciona uma segunda casa de hóspedes com terraço interno para o jardim. Na verdade, a casa foi desenhada como um sistema de telhados paralelos que pudesse ir crescendo com o tempo: primeiro a casa principal, depois estacionamento e, finalmente, a casa de hóspedes, ainda que durante a obra tenha-se tomado a decisão de construir tudo em uma etapa única.
As estruturas metálicas e leves que dão forma às coberturas se apoiam em pilares quadrados perimetrais, separados das paredes de fechamento em tijolo aparente, deixando faixas cobertas para corredores, jardins e hortas ao redor de toda a casa. Na parte interna, todos os materiais são apresentados de maneira simples: estrutura metálica verde, vigas de madeira, telhas de cobertura, pisos em madeira, paredes em tijolo e janelas de madeira com tramas reticulares.