- Ano: 2019
-
Fotografias:Rasmus Hjortshøj
Descrição enviada pela equipe de projeto. Melhorando a orla marítima de Copenhague e sua reputação como a melhor cidade do mundo para andar de bicicleta, a elegante ponte Lille Langebro foi finalizada. Projetada pelo escritório internacional WilkinsonEyre, a ponte, que tem um vão livre de 160 metros, foi o projeto ganhador do concurso organizado pelo cliente dinamarquês Realdania By & Byg.
Agora doada ao município de Copenhague, a ponte foi implantada próxima ao novo edifício BLOX, que, entre outras coisas, abriga o Centro de Arquitetura Dinamarquês, cafés, um parquinho e novos espaços públicos, os quais dão vida a parte do Copenhagen Habour que está deserto há décadas. Ele conecta perfeitamente a vista de Vester Voldgade, da prefeitura ao porto, e até Christianshavn, no cais de Langebrogade.
Três ideias principais caracterizam o conceito e a identidade do projeto: em primeiro lugar, a ponte segue uma curva elegante em planta, que se alinha e evoca o grande arco das muralhas de Christianshavn. Essa forma, porém, não é aparente quando vista da cidade. Em segundo lugar, a estrutura é organizada como duas asas nos lados da ponte, definindo uma aresta muito aguda que divide a luz da sombra. Essa aresta mergulha abaixo dos decks nos pilares e sobe acima do convés em meia altura, criando uma linha ainda mais elegante. Em terceiro lugar, e inesperadamente, o gracioso perfil curvo da ponte só se quebra quando as duas seções oscilantes se abrem para o tráfego marítimo.
No meio da ponte a estrutura é mais alta do que no cais para permitir a folga de navegação necessária de 5,4 m para barcos. Juntamente com o alinhamento curvo e as asas levantadas, isso tem o efeito de uma revelação gradual do que está por vir para aqueles que a cruzam. Trabalhando em colaboração com o engenheiro BuroHappold, o projeto de WilkinsonEyre prevê mecanismos de abertura discretamente escondidos nos pilares e na estrutura de abertura, permitindo que a linha de fluxo da ponte funcione ininterruptamente de ponta a ponta. Dividido em cinco vãos, com duas partes de 28 m de cada lado da seção principal de 48m, Lille Langebro tem uma largura mínima de 7 m, oferecendo uma generosa zona de 3 m de largura para pedestres e uma zona de 4 m de largura que foi subdividida em duas faixas para ciclistas.