- Área: 160 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Kangshuo Tang, Zhi Xia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no coração da cidade histórica de Suzhou, o Gusu District, lar de inúmeros monumentos de jardins com mais de 2000 anos de história, foi sede da Semana Internacional de Design de Suzhou de 2018. Na ocasião, a equipe do MAT foi convidada a projetar um pavilhão para este evento, como um dos espaços públicos mais importantes da semana. O pavilhão realiza divulgação de informações, salão cultural e outras atividades públicas durante a semana de design.
Um edifício temporário projetado para funções públicas específicas, com foco no espaço relacionado à forma, bem como na experiência dos visitantes. Em geral, as estruturas resistentes à gravidade do solo são a principal consideração do projeto do pavilhão, enquanto seus recursos "temporários" levam à exploração de materiais mais leves e a métodos de construção mais flexíveis.
O projeto é inspirado nos assentamentos residenciais tradicionais de Jiangnan. Estes produziram uma linguagem muito forte devido à sua repetição contínua de paredes e telhados. Dessa forma, espera-se recriar essa forma através da manipulação dos telhados: quatro colunas formam um telhado, os galhos que crescem em cada pilar podem formar outro telhado com os outros pilares ... É um assentamento de crescimento livre, com o espaço contínuo definido pelos pilares semelhantes a florestas.
Com relação às condições do local e aos requisitos funcionais, finalmente foi selecionada uma planta de seis pétalas para o pavilhão. Os telhados tradicionais do edifício foram abstraídos e reagrupados em diferentes alturas, a fim de formar um espaço chamado "Além do Vento", limitado por 8 telhados flutuantes e 18 pilares de aço. Com um espaço tão livre, o pavilhão também funciona como um anfiteatro, oferecendo locais para música, apresentações, salões e outras atividades sociais. Além da estrutura principal de aço, um grande número de materiais leves é utilizado no pavilhão para corresponder às suas características temporárias e interativas.
Os telhados translúcidos feitos pelo empilhamento de peças hexagonais de policarbonato, ao mesmo tempo em que proporcionam luz solar intensa, texturas resultantes da sobreposição também estão associadas à cultura vernacular de Suzhou. A área do café usa cortina plástica colorida como material da fachada, o que também transmite o valor central da igualdade e vitalidade desta semana de design. Além disso, ecoando a principal cor da semana de design, a cortina elástica rosa na entrada e a área interativa oferece locais divertidos para adultos e crianças.
O pavilhão “Beyond the Wind” não é apenas um marco cultural "grande como um brinquedo", mas também um veículo de vários eventos públicos durante a semana de design. Ele foi inspirado no agrupamento tradicional de assentamentos e foi recomposto de uma maneira artística , com o objetivo de reviver a área histórica ao implantar um espaço livre. Ao enfrentar o projeto de renovação da Cidade Velha, espera-se maximizar o impacto do projeto arquitetônico, atraindo mais pessoas com a criação de novas cenas espaciais. Também espera-se repensar a possibilidade de “novo e velho”, “tradição e futuro” pela narrativa espacial do design.
Entre os pavilhões históricos dos jardins de Suzhou, o mais bonito fica no Jardim Master-of-Nets, em homenagem ao poema de Song People ShaoYong: “a lua para os olhos do céu, o vento para as águas", que também é hexagonal e em cascata, é chamado de "Além do vento". Com a concepção e o pensamento deste projeto do pavilhão, é feito um questionamento: quanto o design contemporâneo pode impulsionar o espírito humanista desta cidade antiga?