- Área: 2900 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Albano García
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta obra está localizada em uma rua com pouco tráfego no bairro de Palermo Hollywood. Este projeto retoma a busca experimental do estudo onde a estrutura de concreto é o eixo do problema, capaz de definir os espaços e suas relações internas e externas. Cada elemento que o compõe se torna expressivo e denota sua relação tectônica em termos de partes e da totalidade do trabalho. Essa estrutura permite desenvolver expansões de medidas não convencionais que se alternam com vazios e alturas duplas, buscando fazer da propriedade horizontal uma tipologia que retira o espírito da casa e de sua relação com os espaços exteriores.
Outro tópico importante que abrange os projetos de estudo concentra-se na reflexão sobre novas formas de habitar. Funcionalmente, o edifício apresenta nos seis primeiros níveis, unidades de dois e três ambientes, desenvolvidas de acordo com o tema proposto, deixando claro quais são os elementos estruturais e quais não são. Os espaços podem se abrir ou fechar, definindo um plano uniforme com painéis deslizantes que definem os limites do quarto, do banheiro e da cozinha (que por sua vez apresenta o único elemento solto no chão).
Ao final do projeto, propõe duas unidades de quatro quartos com ampliações e piscina própria, ampliando as relações externas e definindo os espaços públicos para a frente e os espaços privados para a contrafrente.