- Área: 650 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Daniel Segura
-
Fabricantes: Bioteckta, Corona, Eternit, Latin store house, Modular design, Pintuco, Saint-Gobain, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como desafio, esta residência localizada sobre um terreno com grande inclinação em clima quente, busco tirar o maior proveito do escalonamento topográfico para poder gerar uma estratégia associada a fatores ecológicos e de aproveitamento bioclimático, gerando um reservatório hídrico que funciona como corredor de bio-fauna, e que em termos de paisagem, é o centro gerador do qual parte o desenho. A proposição de um lago se projeta sobre a parte mais plana do lote, aproveitando sua mínima profundidade e forma natural do terreno como cota topográfica captadora de águas pluviais e condutora das mesmas. A morfologia do lote permitiu gerar uma proposta ao redor de um reservatório para criar um microclima e uma coesão correta entre o construído e o natural, reduzindo o impacto da implantação e da construção sobre o terreno.
Depois de definir a profundidade do reservatório e sua morfologia derivada da cota topográfica mais adequada em termos da proximidade da construção, a residência ficou por cima do nível da lâmina d'água, permitindo, assim, conduzir as águas no sentido natural de escoamento do terreno. Esta condução e livre circulação de águas se da através de duas cascatas que ajudam na oxigenação do reservatório, mantendo assim seu nível e frequente circulação hídrica. Devido à forte inclinação, estes canais, em termos construtivos, ajudam a conduzir as águas por fora da casa, solução de enclave paisagístico e arquitetônico que teve seu desenho inspirado pela posição central do lago. Ao implantar a casa buscou-se evitar ao máximo as escavações, acoplando-se aos diversos níveis do terreno sem ter a necessidade de gerar dois pavimentos, estratégia de implantação que não produz visualmente uma edificação, mas dois patamares sobre um entorno natural.
A casa em formato de L gera um enquadramento geométrico ao redor do reservatório, onde o escalonamento de três diferentes níveis se acopla sobre a morfologia do terreno através dos planos horizontais em suas placas de contrapiso e cobertura.
No primeiro pavimento encontramos a área social, aberta à paisagem e complementada por uma piscina de borda infinita do mesmo tamanho do reservatório. A horizontalidade da piscina e sua orientação correta reflete o vale da cordilheira, maximizando a abertura da paisagem.
No nível intermediário encontra-se a área de serviços e um bloco de dormitórios tipo, área que se articula por meio de uma escada que flutua sobre um dos canais que conduzem a água da chuva ao reservatório.
No terceiro pavimento, e de forma isolada, encontra-se a área de dormitórios principal e um estúdio-mirante, além de áreas privadas a partir das quais se pode observar a totalidade da paisagem, a casa e o lago junto à piscina e as áreas sociais.
A implementação de beirais e pérgolas nos ajudou a gerar áreas totalmente controladas de sol e condução de ventilação cruzada sobre os espaços internos para os dias mais quentes. A utilização dessas pérgolas e decks sobre as áreas externas é complementada com o aproveitamento de terraços, oferecendo áreas de permanência, relaxamento e contemplação; estratégias de desenho do limiar entre dentro e fora, onde a perspectiva a partir de qualquer ângulo demarca os enclaves da paisagem do trópico colombiano.